Número de exames de toque retal aumenta em 2015

A Associação Ilumina de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de Piracicaba, está em parceria com o Hospital Fornecedores de Cana da cidade para  oferecer exames de toque gratuito, ao município. Os exames acontecerão todos os sábados e o ultimo mutirão será realizado no dia 19 de dezembro.

Casa onde é localizada a Associação Ilumina - Foto: Larissa Santos
Casa onde é localizada a Associação Ilumina – Foto: Larissa Santos

O hospital conta com uma equipe de três médicos para a realização do exame, o toque retal. Segunda informações divulgadas no site da Associação Ilumina, o primeiro mutirão de exames aconteceu no dia 14 de novembro e de acordo com a Lucia, voluntária da associação, foram realizados 132 exames no dia 14. O número foi grande comparado ao ano passado que não chegou a 100.

O processo para o diagnostico do câncer de próstata se dá na realização de dois exames, o PSA (hemograma) e o toque retal. Lucia comentou também, que na maioria dos casos, os homens só fazem o primeiro exame e acabam não comparecendo para o segundo. Ela deixou claro que este ano a primeira etapa já foi bastante satisfatória e o último dia de inscrições, sexta-feira dia 13, teve 561 cadastros. Segundo a assistente social, nos últimos anos as mulheres tinham o costume de ir marcar o exame para seus maridos, ou pais, mas neste ano, os homens estão se conscientizado e tomando esta iniciativa.

Lucia contou que varias empresas procuraram a associação para que eles apresentassem uma palestra para os funcionários. Os palestrantes da associação levaram formulários para fazer um pré-cadastro. Algumas empresas como Via Ágil, Shopping Piracicaba, já fizeram a sua conscientização e além disso, estão em parceria com a associação.

 foto Loja da Associação Ilumina no Shopping Piracicaba - Foto: Larissa Santos
Loja da Associação Ilumina no Shopping Piracicaba – Foto: Larissa Santos

A Ilumina também inaugurou no dia 15 de outubro no Shopping Piracicaba um estande Um espaço gratuito cedido por 30 dias para promover o ‘Outubro Rosa’ e o ‘Novembro Azul’. No local, serão feitos cadastros prévios para realização dos exames gratuitos.

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*