Obra em posto de saúde é retomada após duas paralisações

A obra da nova Unidade Básica de Saúde financiada pelo PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento) no Bairro Planalto do Sol I, em Santa Bárbara d’Oeste, foi retomada esta semana, após cinco meses parada. A mesma obra já havia sido interrompida anteriormente, no início deste ano. De acordo com a Prefeitura, a empresa responsável pela obra havia solicitado equilíbrio financeiro do contrato. Após análise da Administração, o pedido foi indeferido. Durante este período a empresa diminuiu o ritmo da obra. A assessoria de imprensa alegou que no prazo de dez dias (contados a partir de 15 de outubro) as obras seriam retomadas ao ritmo normal.

A reportagem apurou que as atividades no local foram retomadas lentamente. No dia 18 de outubro foi possível encontrar funcionários da empresa trabalhando na construção dos muros da unidade, que terá 469 m² de salas de atendimento, consultórios, farmácia, vacinação, entre outros. A colaboração do PAC2, avaliada em R$ 400 mil, será usada nesta e em outras quatro outras Unidades Básicas de Saúde em construção em Santa Bárbara d´Oeste. O valor total da construção da unidade Planalto do Sol I está avaliado em R$ 1 milhão de reais, de acordo com a Prefeitura. O prazo de 18 meses contados a partir de agosto de 2012, data de início da obra será mantido. A nova unidade, que receberá o nome de UBS Elizeu Villa, em homenagem a um dos maiores colaboradores para a construção do Hospital Municipal Afonso Ramos, localizado no bairro Jardim Pérola, fica na Rua Teresina, na praça conhecida popularmente como “Areião”.

Vizinhança Insatisfeita

A construção da UBS no bairro foi justificada pela Prefeitura como necessária para atender a demanda de pacientes, já que os atendimentos na região estão concentrados na outra unidade, no bairro Cidade Nova, a algumas quadras da obra. Entretanto, os moradores das proximidades não concordam com a iniciativa, devido à precariedade do outro posto. “Acho melhor uma manutenção no posto de saúde, todo este dinheiro gasto poderia ser aplicado à saúde e higiene do lugar, e não na obra de um novo posto”, declarou Edna Oliveira, moradora do bairro há 15 anos, que também não se conforma com o fato de a obra ter sido feita onde antes era uma quadra de esportes na praça.

As mesmas reclamações foram feitas por Aparecido de Souza, morador há 25 anos da rua Ilhéus , que cerca a praça “Areião”. De acordo com Aparecido, a nova UBS está substituindo uma área de lazer. “Já estão faltando médicos para o (posto) que já temos, por que então construir um novo? Poderiam construir uma academia ao ar livre como em outras praças”, declara Aparecido. Ele acredita que provavelmente o barulho e agitação dos jogos no campo irão atrapalhar os atendimentos no posto de saúde. “Esta obra é de puro benefício político, um elefante branco. Mário Heins começou a obra querendo mais votos. Acho que este (sic) ‘postinho’ não será concluído”, completa o morador, lembrando que a obra teve início no ano de 2012, no final do mandato do ex-prefeito Mário Heins.

Acompanhe a obra

A equipe do Sou Repórter fotografou a obra durante os 10 dias prometidos pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Confira a evolução da futura UBS Elizeu Villa, no bairro Planalto do Sol.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*