Oniomania: O transtorno da compra compulsiva

Chamado por alguns como ‘’transtorno da modernidade’’ ou ‘’transtorno da compra compulsiva’’, a oniomania tem tido espaço na mídia, sendo tema de livros e filmes, apesar de ainda não ser classificada como uma doença pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A oniomania é a compulsão por fazer compras e obter objetos que, na maioria das vezes, não precisavam ser adquiridos. A compra compulsiva, segundo a psicóloga Keli Oliveira Fernandes de Freitas, está relacionada a um descontrole e/ou uma substituição fantasiosa de algo.

A causa desse problema ainda não é completamente conhecida pelos médicos, mas há hipóteses de que esteja relacionada a variações genéticas, educação, convivência e/ou comportamento familiar e maneiras que a pessoa encontra para lidar com questões pessoais e problemas que podem ter começado na infância. Ainda segundo Keli, o oniomaníaco muitas vezes usa o ato de comprar como um meio de fugir de seus problemas e preencher possíveis sentimentos negativos como vazio, ansiedade exagerada e tristeza, tudo isso pelo prazer momentâneo que a compra lhe proporciona.  Prazer que, cinco minutos depois, acaba tornando-se tristeza e culpa.

O tratamento com psicólogo ou psiquiatra consiste em sessões de terapia e se necessário, o uso de medicamentos. ‘’É importante ressaltar que qualquer tratamento psicológico ou psiquiátrico leva-se um tempo para dar resultados, e isso depende também do nível do transtorno, de adesão ao tratamento, colaboração e o comprometimento de outras pessoas que podem estar envolvidas, como amigos e familiares’’, alerta Keli.

Depoimento de um ex-oniomaníaco

 

 

Share

Bárbara S.

Bárbara F. da Silva. Estudante de jornalismo, 19 anos, Rio Clarense. (babifs@yahoo.com.br)

Um comentário em “Oniomania: O transtorno da compra compulsiva

  • 1 de agosto de 2015 em 23:22
    Permalink

    O Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP busca pessoas de 21 a 60 anos, que apresentam compulsão/descontrole por compras (oniomania), para participar de estudo. Para os selecionados, serão oferecidos tratamentos médico, medicamentoso e psicoterápico.

    Oniomania ou Compras Compulsivas é caracterizado por:

    * Preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.
    * Aumento progressivo do volume de compras.
    * Tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras.
    * Comprar para lidar com a angústia, ou outra emoção negativa.
    * Mentiras para encobrir o descontrole com compras.
    * Prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar.
    * Problemas financeiros causados por compras.

    Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone do Pro-AMITI (11) 2661-7805 ou enviar um e-mail com telefone de contato para compradorescompulsivos.hc@gmail.com

    Site:www.amiti.com.br
    https://www.facebook.com/hospitaldasclinicasdafmusp/photos/a.1398287123773264.1073741828.1391979501070693/1587938034808171/?type=1&theater

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*