Padre é homenageado em revista escrita por jornalista

Lançamento Revista Padre Arlindo 184

Padre Arlindo De Gaspari e jornalista Ricardo Vasques Foto: Nathalie Gallo

A revista Um Padre, Uma Igreja, homenagem aos 50 anos de sacerdócio do Padre Arlindo Armando De Gaspari, pároco da Paróquia Santa Terezinha de Limeira, é um trabalho do jornalista Ricardo Vasques, 27, assessor de imprensa da Câmara Municipal de Piracicaba.

Lançamento Revista Padre Arlindo 180

Jornalista Ricardo Vasques autografando revistas Foto: Nathalie Gallo

A decisão de elaborar uma revista em comemoração ao Jubileu de Ouro do padre Arlindo De Gaspari surgiu de conversas entre Ricardo Vasques, Sílvia Cardoso, catequista da Paróquia Santa Terezinha e seu marido, Francisco Cardoso. “A ideia inicial era fazermos um jornal. Mas na verdade, eu nunca levei a sério fazer um jornal. A homenagem e o homenageado mereciam um pouco mais, então eu sempre trabalhei com a ideia de fazer uma revista”, diz Ricardo Vasques.

Lançamento Revista Padre Arlindo 183

Francisco Cardoso, Padre Arlindo De Gaspari e Ricardo Vasques Foto: Nathalie Gallo

A primeira entrevista com o padre Arlindo Armando De Gaspari foi realizada pelo jornalista Ricardo Vasques durante uma excursão da Paróquia Santa Terezinha a Aparecida do Norte. A segunda foi realizada no dia 23 de dezembro do ano passado. “A gente já tinha entrevistado todo mundo e dia 23 de dezembro gravamos o padre Arlindo a fim de colocarmos tudo em vídeo, porque todo esse trabalho acabou gerando um documentário”, explica Vasques.

Lançamento Revista Padre Arlindo 176

Exibição do documentário Um Padre,Uma Igreja durante lançamento da revista
Foto: Nathalie Gallo

As entrevistas que foram gravadas com irmãos do padre Arlindo, amigos, padres Olívio Reato, monsenhor Gustavo Mantovani, entre outros e pessoas da comunidade, deram origem ao material para a elaboração da revista “Um Padre, Uma Igreja” e também ao documentário que leva o mesmo nome. Foram entrevistadas mais de 50 pessoas e o material gerou 33 horas de gravações.
O processo de reunião do material de base para a produção da revista, fotos, entrevistas, registros de livros tombos de batizados e casamentos, artigos antigos de bispos, durou 14 meses. Somente a redação de Um Padre, Uma Igreja, durou de janeiro a novembro deste ano. “A escrita foi difícil porque a história do padre é baseada na oralidade. No começo eu tinha só alguns documentos nos quais eu podia me basear”, diz.

Lançamento Revista Padre Arlindo 166

A revista “Um Padre, Uma Igreja” Foto: Nathalie Gallo

O padre Arlindo Armando De Gaspari disse que sabia da elaboração de uma revista, mas desconhecia detalhes. “Eu fiquei feliz ao ser homenageado, mas esconderam qualquer detalhe de mim, porque a revista era uma surpresa”, comenta padre Arlindo Armando De Gaspari.

Lançamento Revista Padre Arlindo 163

Ricardo Vasques presenteando Padre Arlindo com a revista “Um Padre, Uma Igreja”
Foto: Nathalie Gallo

A revista Um Padre, Uma Igreja, tem 404 páginas e é formada por 22 capítulos. “A maior dificuldade foi escrever de modo que cada capítulo tivesse um começo, meio e fim. No capítulo das celebrações, por exemplo, eu precisava juntar a história das missas da semana santa, dos grupos de coroinhas, coral, liturgia e a Missa do Galo”, relata o jornalista.

Lançamento Revista Padre Arlindo 157

Ricardo Vasques comentando sobre a revista “Um Padre, Uma Igreja” Foto: Nathalie Gallo

O coquetel de lançamento da revista “Um Padre, Uma Igreja”, aconteceu dia 24 de novembro, no Centro Paroquial da Paróquia Santa Terezinha, após a missa, às 19h, e estiveram presentes o padre Arlindo De Gaspari, sua família e pessoas da comunidade.

Lançamento Revista Padre Arlindo 147

Padre Arlindo De Gaspari em homilia na missa de 24 de novembro Foto: Nathalie Gallo

Share

2 comentários em “Padre é homenageado em revista escrita por jornalista

  • 11 de novembro de 2016 em 6:31
    Permalink

    Parabéns Ricardo, foi um excelente trabalho, árduo, mas memorial.

    Resposta
  • 6 de dezembro de 2018 em 21:12
    Permalink

    Parabéns Ricardo, não estava presente nessa data e tão logo soube dessa homenagem, pesquisei e deixo aqui meu orgulho pelo profissional e ser humano maravilhoso que você é. Levarei comigo até o fim…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*