Parada LGBT de Piracicaba contou com 35 mil pessoas

por / 20 de dezembro de 2011 Geral sem comentários

Cerca de 35 mil pessoas participaram da Parada LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) de Piracicaba no dia 27 de novembro. Diferente dos anos anteriores que não tinha a concentração nem a passeata a Parada Gay de 2011 teve a sua concentração na Praça do Pelourinho localizada no Bairro Nova Piracicaba, seguida de uma passeta e por fim o destino final ,todos escoltados pela Guarda Civil e a Polícia Militar. No local havia o trio elétrico integrado por Rosângela Camolese secretária de Cultura que discursou sobre direitos humanos e pediu mais respeito “Piracicaba um lugar onde o peixe pára, mas o preconceito vai embora”, disse ela ao encerrar sua fala.

Em torno das três horas da tarde, o trio saiu na frente puxando a multidão até o engenho central com muita música eletrônica, calor e energia, a passeata transparecia mais do que a animação dos participantes, transparecia um pedido mútuo de respeito e liberdade, passando por ruas e avenidas importantes de Piracicaba, seguiu até o destino final, o Engenho Central. No Engenho estava armado palco com DJ e show de drag’s para animar o final de tarde.

A parada encerrou por volta das 23 horas da noite. Tanto na concentração quanto no Engenho preservativos eram distribuídos gratuitamente para os participantes com incentivo da secretaria de saúde, que já havia feito palestras para alertar a população dos perigos do vírus do HIV.

Desde quinta-feira Piracicaba já entrava no ritmo de luta contra a homofobia, com desfiles de travestis e transexuais, na sexta-feira palestras e debates sobre saúde e prevenção, oficina de bissexualidade e discussão da lei antihomofobia e a noite foi realizada a pré-parada no Nove bar, no sábado palestras sobre os direitos LGBT e organização gay em redes sociais, por fim no domingo a semana se encerrou com a grande e esperada parada LGBT.

Share

Camila Chames

Aluna do 2° semestre de jornalismo na Unimep, e-mail para contato camila.chames@hotmail.com

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*