Parque Cidade é opção para as férias

Post By RelatedRelated Post

A temperatura alta e a flexibilidade do tempo no horário de verão estão mudando a rotina de muitos limeirenses que deixam o conforto dos lares e o sedentarismo para praticar esportes ao ar livre. Um dos lugares disponíveis é o Parque Cidade. Inaugurado em 2007, o parque possui atrativos como: ciclovias, pista de caminhada, playgrouds temáticos, lanchonete com praça de alimentação, brinquedoteca e estacionamentos. “Faço todos os dias minha caminhada ao entardecer. Não tem como negar que no horário de verão aqui fica mais cheio. É bom assim, fica um ambiente ainda mais familiar”, diz a frequentadora do parque, Yolanda Guimarães, de 78 anos.

O público que comparece diariamente no parque é variado. De crianças de colo até idosos, todos além dos exercícios procuram espaços debaixo das árvores para ler, conversar ou paquerar. Igor Mota, de 17 anos, é um dos jovens que aprovam o ambiente. “Eu gosto daqui. Venho todo final de semana com meus amigos. É um lugar com muito espaço e muita gente legal. É bom para fazer amizade e curtir”. Além de todo ambiente propício para a prática de exercícios, o parque também é uma das opções na cidade para as férias de dezembro e janeiro. Enquanto os pais praticam as atividades, as crianças desfrutam dos playgrouds. Diógenes da Silva Vales, 37 anos, aderiu no cotidiano a caminhada e o lazer com a família. “Venho eu, minha esposa e duas filhas que já estão de férias. Quando elas cansam ficam brincando no parquinho. A mais velha olha a mais nova e conseguimos proporcionar o bem para elas e para nós. A cidade precisa de mais espaços como esse. Lugar assim incentiva o ambiente ‘comunidade’ e torna os cidadãos da cidade mais unidos”, avalia. Mesmo com um local adequado para o lazer existem alguns cuidados a serem tomados.

O médico ortopedista Antônio César Cortez alerta que a atividade física é importante no ano todo e não apenas nas épocas quentes ou horário de verão. “Os exercícios físicos devem ser direcionados a duas coisas fundamentais: melhorar o condicionamento físico e melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente ligado a fatores que influenciem na melhora do estado de saúde, portanto não há justificativa para aumento de atividades nessas épocas. Os exercícios devem ser constantes e regulares durante o ano todo”, explica.

Cortez também alerta para a importância de consultar um cardiologista antes de iniciar qualquer atividade que exija esforços físicos. “Em ambiente aberto sempre fazer exercícios nas primeiras horas da manhã e após o por do sol, evitando assim exposição solar inadequada. A hidratação é fundamental após as atividades, e o ambiente deve ser sempre em terreno plano e sem buracos ou deformações, evitando assim acidentes”.
O Parque Cidade fica aberto diariamente, das 7h às 19h, na Via Antonio Cruãnes Filho, s/n – Jd. Santa Josefa.

Share

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*