Parque dos Ipês é referência em Santa Bárbara d’ Oeste

Fachada de uma das entradas do Parque dos Ipês. (Foto: Lúcia Marturano)
Fachada de uma das entradas do Parque dos Ipês. (Foto: Lúcia Marturano)

Inaugurado em 1996, o Parque dos Ipês na cidade de Santa Bárbara d’ Oeste é um dos principais pontos turísticos da cidade e é referência para a prática de exercícios físicos ao ar livre, sendo também uma das principais áreas verdes da cidade.

O parque, que possui uma área total de 87 mil m², está localizado próximo ao centro da cidade e é aberto ao público em geral com entrada gratuita. O parque tem 60 mil m² de área verde; 20 mil m² são destinados à lâmina d’ água e 7 mil m² para área de lazer. A lagoa, que possui 2,5 m de profundidade, tem 11 espécies de peixes (pacu, piau, lambari, tilápia, cascudo, camborja, bagre africano, carpa, dourado, pintado e matrinchã). Além disso, o parque possui um total de 2 mil árvores e muitos pássaros, patos e gansos.

Vista da Lagoa principal. (Foto: Lúcia Marturano)
Vista da Lagoa principal. (Foto: Lúcia Marturano)

O parque possui pistas para caminhada e também corrida, além de academia ao ar livre, com aparelhos de ginástica para a prática de exercícios físicos e também parquinhos para as crianças. Além da lagoa principal, o parque conta com outras duas. No Parque dos Ipês também se encontra a 48º sede do grupo de escoteiros “Uirapuru”.

A estudante Mirela Colombo, 19, que mora próximo ao parque, faz suas observações.“Eu acho que as condições do parque estão boas, mas em algumas coisas deixa a desejar como, por exemplo o mato alto em alguns lugares, poucos bebedouros e também tem um aparelho de ginástica quebrado”, conta.

Em relação às obras no parque, Mirela conta que resultou em melhorias. “Trouxe mais opção de lazer, como a academia para os adultos e os brinquedos para as crianças”, ressalta. A estudante acredita que o ponto negativo e que precisa ser melhorado é o mato alto, devido aos bichos que podem se esconder.
Já em relação aos eventos que acontecem no parque, Mirela avalia como bons. “Eu acho legal os eventos que acontecem aqui. A entrada é gratuita. É uma boa opção de lazer para a população. Eu tenho um irmão de 4 anos e é legal trazê-lo aqui para brincar”, diz a estudante.

Pista de corrida e caminha. (Lúcia Marturano)
Pista de corrida e caminha. (Lúcia Marturano)

O estudante Rodrigo Ramos, 22, que costuma frequentar o parque, acredita que o parque é um bom lugar. “É um ambiente gostoso, tanto para relaxar aproveitando a natureza, como para atividades físicas”, conta.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Meio Ambiente informou que a última reforma no Parque dos Ipês aconteceu em 2008, quando o cargo de prefeito pertencia a José Maria de Araújo Junior (PSDB). As obras realizadas na época foram: drenagem das lagoas, substituição e plantio de gramas, reforma e confecção da pista de caminhada, sinalização interna do parque, plantio de diversas mudas de árvores e plantas, instalação de alambrado no entorno do parque, soltura de alevinos na lagoa, reforma e instalação de portal na entrada, iluminação, instalação e construção de uma pequena barragem para controle de vazão da lagoa.

Como chegar

Endereço: Av. Corifeu de Azevedo Marques, s/n – Jardim Belo Horizonte
Horário de funcionamento: 05h até às 20h45.

Em Cantos no Parque

Todo 1º domingo de cada mês o local recebe o “Em Cantos no Parque”, um evento que conta com atividades de esportes, meio ambiente, saúde, educação, poesia, pintura, música, dança, etc.

Evento "Em Cantos no Parque" acontece todo 1º domingo de cada mês. (Foto: Lúcia Marturano)
Evento “Em Cantos no Parque” é realizado todo 1º domingo de cada mês. (Foto: Lúcia Marturano)

Participação especial das secretarias municipais: Meio Ambiente, Sesetran (Canil), Saúde, Centro de Zoonoses e demais secretarias com prestação de serviços a população.

Share

Um comentário em “Parque dos Ipês é referência em Santa Bárbara d’ Oeste

  • 3 de julho de 2016 em 21:56
    Permalink

    È permitido a entrada de cachorro pincher 1. Filhote?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*