Patrimônio histórico de Limeira é destinado ao estudo das artes

Post By RelatedRelated Post

De grande valor arquitetônico para o município de Limeira, o Palacete Levy tem finalidade cultural há 15 anos, sendo sede da Secretaria de Cultura de Limeira e da Oficina Cultural da Secretaria de Estado Carlos Gomes. Construído em 1881, o casarão era residência de Sebastião de Barros da Silva, neto do Barão de Campinas. O Palacete conta em sua construção com materiais importados, como mármore de Carrara e adornos de madeira que levaram Sebastião a grandes dívidas. O palacete foi, então, vendido para a família Levy, a qual originou o nome “Palacete Levy”.

Além de possuir grande finalidade cultural para o município, o monumento é também de grande relevância. “A importância é fundamental, pois é um lugar de destaque na cidade pela sua imponência, por ser um casarão do séc XIX. Além de tudo, ele é um patrimônio histórico da cidade, as pessoas tem que conhecer”, afirma Robson Trento, coordenador da Oficina Cultural Carlos Gomes.

A Oficina Cultural, que funciona no Palacete, trabalha com todas as linguagens artísticas: teatro, cinema, fotografia e música por meio de oficinas, que duram cerca de um a três meses, e atividades mais curtas como palestras e workshops. A Oficina Cultural oferece uma ou duas programações durante o ano, totalmente gratuitas para incentivar pessoas de todas as idades a terem contato com as artes.

A Oficina Cultural Carlos Gomes é uma sede regional. Além desse município são atendidas mais 32 cidades. Robson Trento explica que a sede em Limeira é de grande importância, pois a cidade se destaca como polo regional de levar cultura a outros municípios. Hoje existem cerca de 15 oficinas culturais no interior.

Aos interessados pelas artes, a Secretaria de Estado conta com o site da unidade geral www.oficinasculturais.org.br. Já a Oficina de Limeira possui uma página no Facebook que pode ser facilmente encontrada como Oficina Cultural Carlos Gomes, além do telefone (19) 3451-0502.

 

Share

UM COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*