Entulho é acumulado junto a condomínio em Americana

Post By RelatedRelated Post

Entulho ao lado do condomínio residencial. / Foto: Wesley Sudré

Entulho é despejado indevidamente ao lado do Condomínio Residencial Villa Carioba, na avenida Lírio Correa, bairro Carioba, em Americana. No local é possível encontrar restos de materiais de construção, cadeiras, sofá, cama, colchões, gavetas. Segundo o jardineiro do condomínio, Luiz Rolfino de Lira, moradores dos bairros vizinhos que transitam pelo local são os responsáveis pelo acúmulo de resíduos.

O jardineiro disse que animais mortos também já foram jogados, causando mau cheiro. “Há algum tempo enterrei um cachorro que jogaram, pois o cheiro já estava muito forte”. Luiz Rolfino de Lira relata também que foram feitas diversas reclamações com a prefeitura, mas o problema não é resolvido. “De vez em quando eles vêm e fazem a limpeza, mas passam 15 dias e o lugar já está cheio de entulho de novo”.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos de Americana, é feita limpeza periódica dos locais que possuem entulho. Também foi passada a informação que há ecopontos na cidade de Americana onde pode ser feito o despejo de até um metro cúbico de resíduos de construção civil. Há também a opção de descarte pela coleta seletiva domiciliar que é feita toda semana.

Jardineiro do condomínio. / Foto: Wesley Sudré

Jardineiro do condomínio. / Foto: Wesley Sudré

Em Americana, a lei proíbe o descarte de resíduos de construção civil, resíduos volumosos e outros tipos de resíduos urbanos em vias e logradouros públicos. Segundo o artigo 2º, parágrafo 1º da lei 4.198, os materiais não podem ser dispostos em: áreas não autorizadas; encostas e corpos d’água; lotes vagos; passeios, vias e outras áreas públicas; áreas protegidas por lei. Quem descumprir essa lei, estará sujeito à multa no valor de R$ 500.

Share

Wesley Sudré

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*