Piracicaba prorroga campanha H1N1 para o fim do mês

por / 30 de maio de 2016 Geral, Saúde sem comentários

A vacina contra a influenza acabou em menos de oito horas em Piracicaba (SP) no primeiro dia da campanha que começou no dia 30 de abril e foi prorrogada até 31 de maio. Na primeira etapa, foram vacinadas, crianças de seis meses de idade até cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram a luz em até 45 dias e trabalhadores da saúde.
Um dos pontos com dosagens insuficientes foi a UBS-Alvorada. De acordo com a coordenação da UBS, o Ministério da Saúde foi informado de que as doses não seriam suficientes para atender a demanda do bairro. “Somente contabilizando as gestantes e crianças atendidas aqui, temos um total de 70”, diz a enfermeira-chefe da UBS, que pediu para não ser identificada.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, a meta é imunizar 64 mil pessoas durante a campanha, isso representa 80% do público-alvo que é de 80 mil. De acordo com o site da Secretaria, a cobertura vacinal está abaixo do objetivo do Ministério da Saúde entre as gestantes (53,58%) e crianças (72,26%), que agora terão mais tempo para se vacinar. Os outros públicos atingiram a meta : trabalhadores da saúde (104,85%), idosos (84,32%) e mulheres que deram a luz em até 45 dias (81,56%).
O assessor especial da Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo de Proença Guidi, afirma que no primeiro dia foram aplicadas 26.746 doses da vacina na cidade, isso representa 33.46% do total do público alvo geral.
A cidade de Piracicaba conta com 43 postos de vacinação em unidades de saúde da atenção básica (PSFs, CRABs e UBSs) e mais 17 postos volantes, totalizando 59 pontos de vacinação.
Além do público prioritário, as pessoas com doenças crônicas também têm direito à imunização. A vacina protege contra três subtipos do vírus : H1N1, H3N2 e Influenza B. As doses não são recomendadas a pessoas com reações alérgicas ao ovo de galinha.
A vacinação nas UBSs acontece das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.

Share

Laís Seguin

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*