Por amor aos animais, mulher constrói minicanil em casa

Neuza Moreti: protetora dos animais desde 1999 - Foto: André Rossi

Os voluntários da Assopar (Associação Protetora dos Animais de Rio das Pedras) realizaram um resgate de filhotes de cachorro na área rural do município no último dia 29 de agosto. Devido à alta vegetação do local, o acesso aos animais estava difícil e apenas quatro filhotes foram resgatados; havia seis deles no local.

Como a cidade não possui canil para abrigar os animais de rua, a voluntária Neuza Moreti Nazato, que é vice-presidente e voluntária da Assopar, pegou os quatro filhotes e levou para casa, onde mantêm um minicanil para abrigar cães que precisam de cuidados até serem adotados. Atualmente, ela está abrigando seis cachorros: dois dos filhotes resgatados (os outros dois já foram adotados), uma cadela e seus dois filhotes que foram retirados do dono porque sofriam maus tratos e uma cachorra de aproximadamente um ano que foi resgatada em junho de dentro de um buraco no bairro Santa Maria II em Rio das Pedras. Além dos animais para adoção, Neuza tem oito cachorros de estimação. Apesar da quantidade, todos eles são calmos e nunca causaram reclamação na vizinhança. “Tenho um amigo que diz que para adotar um animal é preciso três coisas: amor, amor e mais amor. Isso é o bastante”, afirma Neuza

A paixão de Neuza pelos animais começou em 1999. Ela estava saindo de uma padaria quando uma cachorrinha se aproximou dela. Além de aparentar muito cansaço e fraqueza, a cachorra estava com a sola das patas em carne viva. Neuza ficou preocupada, alimentou a cachorra e a levou até um veterinário para receber cuidados. Depois de se recuperar, a cachorra ficou um tempo na casa de Neuza e depois foi adotada por uma família. “Eu sempre perguntava para Deus: ‘Qual é a minha missão?’. Em um dia que eu estava revoltada e cansada de pedir isso para Deus, apareceu essa cachorra. Acredito que esse foi o jeito que ele fez para mostrar qual era a minha missão”, diz ela. Em 2005, Neuza se mudou para a casa em que reside atualmente e construiu o minicanil. Desde então abrigou muito cães que precisavam de ajuda, conseguindo um lar para cada um deles posteriormente.
Fotos do minicanil e dos cães que estão disponíveis para adoção:
Neuza faz parte da Assopar desde sua fundação em 2008. Este ano, a associação está passando por um processo de regularização para poder ser reconhecida oficialmente na cidade e ter meios de arrecadar doações para continuar suas atividades. A regularização da ONG também é o meio pelo qual a Prefeitura Municipal de Rio das Pedras espera viabilizar a criação de um futuro canil para a cidade. A intenção é conseguir um terreno disponível, criar o canil, fornecer apoio financeiro e deixar o comando administrativo do canil nas mãos de uma ONG responsável; no caso, a Assopar.

Conheça o minicanil

Os remédios e alimentos que Neuza utiliza para cuidar dos cães que esperam por adoção são fornecidos pela própria Assopar.
Os interessados em adotar algum dos animais podem entrar em contato com Neuza através do telefone (19) 3493-2263 (após as 18h) ou através do celular (19) 9769-6266.
Share

André Rossi

André Rossi é estudante do 3º semestre de Jornalismo, torcedor do Miami Heat e fã de "Dexter". Contato: @gerewinchester / andrerossijor@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*