Primeiras experiências

por / 22 de outubro de 2011 Geral sem comentários

Post By RelatedRelated Post

Terceiro semestre de Jornalismo. Hora de aprender um pouco sobre como difundir a informação de forma correta e profissional, num dos veículos de comunicação que mais cresce a todo o momento: A internet. A proposta inicial da disciplina Jornalismo na Internet I foi de criarmos um blog, para postar reportagens individuais, mas que se relacionassem.

A sala foi dividida em grupos, onde cada um deveria desenvolver uma pauta, baseando-se em um mesmo tema. Minha equipe, que era composta por seis integrantes – Ariane Precoma, Felippe Limonge, Isabela Borghese, Jéssica Lopes (Pom), Larissa Helena e eu – decidiu fazer um “grupo de reportagens” sobre os bares de Piracicaba, focando na diversidade de ritmos, públicos, estilos e culturas. Foram visitados cinco bares, e em cada um sempre havia parte do grupo ou sua totalidade presente, a fim de auxiliar o repórter da “noite”.

O bar o qual fui responsável pela cobertura é o Cruzeiro, que fica na Moraes Barros. Seu estilo musical, rico em ritmos brasileiros como o chorinho e o samba, somado à tradicionalidade do local, ao ser o bar mais antigo da cidade de Piracicaba, me deu a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos obtidos em relação ao ato de apurar e buscar a informação, sobre um assunto histórico, importante e, sobretudo, bastante prazeroso.

Nosso segundo desafio, também relacionado à Cultura, foi o show da Elba Ramalho, que aconteceu em maio, no Sesc de Piracicaba. Digo desafio porque não pude estar presente na noite do evento, por motivos pessoais. No entanto, precisei desenvolver um texto com caráter de making of, com o intuito de contar a experiência e a desenvoltura dos estudantes durante a cobertura do show.

Para isso, entrevistei meus colegas e consegui criar uma reportagem descritiva com vários detalhes, e por conta da quantidade de informações minuciosas que eles me passaram, foi como se eu estivesse lá.

Por todos os lugares onde passei para fazer as reportagens, conheci ambientes novos, adquiri conhecimento, até mesmo por coisas que nem imaginava, e fiz amizades que levarei pra vida inteira. Espero, nesse quarto semestre, ter a oportunidade de buscar outros temas diferenciados, e em cima disso praticar mais e mais essa linguagem de internet, utilizando, principalmente, outros tipos de mídia para enriquecer as matérias, e continuamente ousar mais nas reportagens que ainda farei.

Share

Laila Braghero

Estudante de Comunicação Social - Jornalismo, na Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Facebook: facebook.com/lailabraghero

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*