Produção para internet

Aprender e produzir matérias para novas mídias. Com essa proposta realizamos no primeiro semestre do curso de jornalismo a matéria, Laboratório de Jornalismo na Internet. As aulas foram ministradas pelo professor Wanderley Garcia. Com a dinâmica de trabalhar em grupos de até seis alunos, preparávamos pauta sobre um tema e um aluno do grupo fazia o papel de editor das matérias.

A minha experiência foi muito boa como repórter. Realizei uma matéria sobre o transporte público para cadeirantes na cidade de Piracicaba, o Projeto Elevar. Consegui entrevistar o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Paulo Prates em que ele informou-me os números de carros, quilômetros percorridos diariamente pelos mesmos e novas propostas para o projeto. Fui muito bem recebido pelo secretário em sua sala em que foi realizada a entrevista. Ao final da conversa, Prates me acompanhou até o Terminal Rodoviário Municipal e me mostrou ônibus com elevadores para idosos e cadeirantes. No final o secretário posou para uma foto.

Conseguir uma pessoa para entrevistar que utiliza o Projeto Elevar foi uma tarefa fácil. Consegui uma lista com o nome, telefone e endereço de todos os usuários que me foi entregue pelo diretor de Transportes de Piracicaba, Wanderlei Quartarolo. Falei com o Marcelo Molina, que se acidentou em 2008. Fui até a sua casa no bairro Paulicéia para a entrevista e pude perceber a importância da conversa para Molina. Observei que a curiosidade sobre a sua deficiência e como se desdobra para tentar levar a vida com dignidade, animou o entrevistado. Fotografei-o e tive a sensação de missão cumprida.

A ideia era produzir mais matérias ao longo do semestre. Mas atrasos para resolver layout do site e seu formato, inviabilizou o tempo de produção. Também o fato de a maioria dos alunos trabalharem durante o período integral e dispor de pouco tempo, fez “brochar” algumas matérias. A única proposta que não funcionou foi o editor. Os atrasos para a entrega das matérias e falhas em trabalhar com equipes prejudicou muito o andamento da disciplina. Mas no geral valeu a pena. Esperamos que nesse semestre a produção de matérias seja maior e de melhor qualidade. Aguardem e confiram!

 

Share

Fábio Mendes

Fotógrafo e amante de histórias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*