Projeto leva curso de teatro em bairro de Limeira

Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Foto: Junior Campos.

 

O projeto Descentralização da Cultura oferece um curso de teatro, voltado para crianças e adolescentes, no salão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Parque Nossa Senhora das Dores, em Limeira, a partir de 19 de junho.

A Descentralização da Cultura começou em 2005 por iniciativa do atual do Secretário da Cultura de Limeira, Evandro Leite da Silva, que era professor de artes cênicas na época. Os moradores de regiões carentes da cidade pediam para que Silva ministrasse aulas de teatro nas igrejas das comunidades locais. Devido às solicitações dos moradores, o teatro na periferia expandiu-se em diversos pontos do município e se popularizou.

“O objetivo do projeto é levar as técnicas do teatro para comunidades fora do centro, em bairros periféricos, com intuito de reunir 50 crianças e 50 adolescentes para participar das aulas”, informou Silva.

 

O Secretário de Cultura de Limeira, Evandro Leite da Silva. Foto: Ronald Gonçales.

 

As aulas serão dirigidas pelo professor de teatro Jonatas Noguel, que dirigiu o Teatro Via Sacra por 3 anos e é o diretor do Núcleo Cia de Teatro. Além disso, as aulas serão às terças-feiras, em dois horários, das 8h30 às 11h, para crianças, e das 14h às 16h30, para adolescentes, e os alunos passarão por um longo processo de aprendizagem, com exercícios vocais e corporais, montagens de cenas, jogos dramáticos, dentre outros.

De acordo com Silva, o projeto tem uma importância significativa na cidade por poder levar o conhecimento do teatro aos jovens como sua formação de cidadãos, os tornando mais preparados para a vida, pois o teatro é uma arte que ensina a não ter preconceitos, ensina a se comunicar melhor e a respeitar o próximo.

A Igreja Nossa Senhora de Lourdes fica na Avenida Carlos Zaccaria, 970, bairro Parque Nossa Senhora das Dores.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*