Quarto Posto Digital é inaugurado em Rio Claro

Gabinete Municipal de Leitura “Lenyra Camargo Fraccarolli
Gabinete Municipal de Leitura “Lenyra Camargo Fraccarolli

A fundação Ulysses Guimarães de Rio Claro é voltada para a educação e cultura.Em parceria com a prefeitura da cidade instalaram o projeto de Inclusão Digital que abre postos digitais na município com acesso gratuito através do cadastramento.
O ultimo posto digital foi entregue dia 18, ele está instalado no Gabinete de leitura BIBLIOTECA de Rio Claro, são 10 novos computadores que dão acesso gratuito à internet, com estrutura que disponibilizará sinal wireless para notebooks e celulares. Para utilizar as maquinas, é necessário fazer o cadastro, também gratuito, levando RG. Os cadastros de menores de 16 anos devem ser feitos com a presença de um responsável, o posto está aberto de segunda a sexta feira das 8 ás 17 horas.
O projeto surgiu da necessidade de “modernização” do serviço oferecido gratuitamente à população. Através dos computadores e do sinal wireless a população tem acesso gratuito à internet para pesquisas, estudos, treinamentos, cursos de capacitações culturais e educacionais. O serviço complementa os livros da Biblioteca, explica o diretor da fundação, Pablo Henrique Fonseca.
Na cidade contamos com quatro postos digitais, 50 máquinas em funcionamento e 30 máquinas em processo final de instalação. Até o final de 2012 a fundação espera implantar mais cinco postos em diferentes bairros. Também há um projeto para implementar parcerias pedagógicas para formatação de cursos com respaldo acadêmico.
Além do projeto de Inclusão Digital, a fundação também conta com o projeto “Livro Vivo Rio Claro”, desde junho desse ano. Os livros são de acesso gratuito e sem burocracia ou controle para sua circulação, o acervo de 2 mil exemplares está localizado também no Gabinete central.

Share

Juliana Goulart

Estudante do 3º semestre de Jornalismo na Universidade Metodista de Piracicaba. E-mail :juhh_goulart@hotmail.com