Queimadas frequentes incomodam moradores do Jardim São Francisco

Post By RelatedRelated Post

 

Queimada as margens da Rodovia Bandeirantes

Queimada as margens da Rodovia Bandeirantes – Foto: Raíssa Ciccheli

Moradores do Jardim São Francisco em Santa Bárbara d’Oeste estão inconformados com os focos de queimadas cada vez mais frequentes no bairro. As queimadas chegam a ocorrer duas vezes por semana. A região sofre com a estiagem e falta d’água, e com a diminuição alarmante da umidade relativa do ar, a saúde e o solo saem prejudicados.

Moradores afirmam que as queimadas são provocadas tanto por usinas de cana-de-açúcar, quanto pelos próprios habitantes.

As queimadas sujam a casa toda e com a falta de água, não posso lavar e só varrer, o que causa ainda mais poeira”, reclama a professora Izabel Aparecida Ribeiro Lopes.

Casa suja de cinzas

Casa no bairro Jd. São Francisco suja de cinzas – Foto: Raíssa Ciccheli

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a lei nº 2492 em vigor desde 2000, garante a proibição de qualquer tipo de queimada no perímetro urbano do Município de Santa Bárbara d’Oeste, a não ser da palha da cana de açúcar. A orientação é para ligar para o Corpo de Bombeiros (193) no caso de relatar algum foco de queimada, e denunciar imediatamente pelo telefone 0800.772.8383 ou à Guarda Municipal (153). A multa para quem desobedecer a lei é de R$ 237,54; porém, as advertências nem sempre são tomadas, devido o dono da queima nem sempre ser encontrado.

A moradora Diana Rosa de Novaes Paspardelli fica indignada com a situação, porque sua filha e seu marido sofrem com problemas respiratórios: “Traz muita sujeira, gruda cinzas nas roupas, prejudica a garganta e o nariz, e com esse tempo seco a fuligem piora ainda mais”.

De acordo com o site da CETESB, a Resolução SMA 40/2014 permite às usinas açucareiras realizar queimadas somente com autorização prévia, informando data, local e horário, que não pode ser entre 6h e 20h.

 

Share

Raíssa N. Ciccheli

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*