Rocha Netto e a história do XV

Delphim Ferreira da Rocha Netto (1913-2003) foi um jornalista com grande reconhecimento, tendo recebido elogios da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) por escrito um acervo sobre o futebol com o proposito de servir como fonte de pesquisa dos novos jornalistas esportivos. O acervo de Rocha Netto começou quando ele tinha apenas seis anos de idade, época onde ele começou a fazer uma coleção de figurinhas de balas e recortes de fotos de jornais.

Rocha Netto (com ósculos) no poster e os livros de seu acervo. Foto: Fábio Mendes

Em 1930 Rocha Netto começou a escrever suas primeiras matérias esportivas para o Jornal de Piracicaba. Também trabalhou no jornal local “O Diário”, onde escreveu dois livros, “A História do XV”, narrando os anos de 1913 até 1946, quando o clube era amador. E escreveu também a segunda parte de “A História do XV”, contando os anos de 1913 a 1991.

O jornalista oficializou a doação do seu acervo para o IEP (Instituto Educacional Piracicabano) em 2002. Seu trabalho foi transferido para o Centro Cultural Martha Watts, onde permanece até hoje para visitação e pode ser utilizado como fonte para os profissionais e amantes de futebol, assim como era o desejo de Rocha Netto.

Livros do Acervo Rocha Netto. Foto: Fábio Mendes

O Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba anunciou, em 29 de novembro desse ano, uma parceria com a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), para a produção de um novo livro com a história do XV e um DVD em homenagem ao centenário, que será em 2013. Para realização do projeto a universidade vai ceder os professores e coordenadores da Faculdade de Comunicação para coordenar o projeto, que vai contar também com a participação de alunos da faculdade.

Um dos materiais a ser utilizado como fonte de pesquisa para a realização desse projeto comemorativo ao centenário do clube será o Acervo Rocha Netto, que conta com cerca de 50 mil fotografias de clubes de futebol do Brasil, uma coleção de colunas escritas pelo jornalista no Jornal de Piracicaba, Ficha dos jogadores do XV catalogadas por ano e os livros com a história do XV. Um acervo feito pelo jornalista esportivo que recebeu o título de “Cidadão Piracicabano”, sendo um dos grandes nomes da história do XV de Piracicaba e da imprensa brasileira.

O Acervo Rocha Netto é aberto ao público para visitas no Centro Cultural Martha Watts, localizado na rua Boa Morte, 1.257, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 17h.

Share

matheuscalligaris

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*