Santa Teresinha comemora 191 anos com festividades

Praça Central de Santa Teresinha: um dos locais de eventos. /Foto: Lívia Maria
Praça Central de Santa Teresinha: um dos locais de eventos. /Foto: Lívia Maria

Em outubro, Santa Teresinha está em festa. O bairro celebrou no primeiro dia do mês, 191 anos. Com aproximadamente 49.300 habitantes, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e com cerca de 10 quilômetros de distância do Centro de Piracicaba, atualmente Santa Teresinha é referência em desenvolvimento.

Festa do bairro em 1973. /Foto: arquivo pessoal.
Festa do bairro em 1973. /Foto: arquivo pessoal.

Para comemorar o aniversário do distrito, são realizados vários eventos, que já viraram tradição. A professora Rejane Togni Goso, residente há 47 anos, lembra que, antigamente as festas eram pequenas. “Com o passar dos anos, surgiram novos bairros e a população consequentemente aumentou.” E completa: “as festas passaram a ser na nova área de lazer e não só as pessoas do bairro frequentam, mas também de outras localidades”.

A concentração de muitos jovens na praça central acabou ocasionando o tráfico de drogas, o que despertou a atenção das autoridades e forças policiais. Por esse motivo, neste ano, as atividades estão sendo deslocadas para diferentes localidades no bairro, a fim de tornar ainda mais acessível a participação da comunidade.

“Passamos a realizar a festividade para crianças e respectivas famílias, com atividades lúdicas e que despertassem o censo crítico, a criatividade, o conhecimento e fundamentalmente, o elo com a história do lugar”, afirma o vereador José Aparecido Longatto (PSDB), morador do bairro há 56 anos e responsável pela organização das festas.

Os eventos deram início no dia 11 deste mês e seguem até 8 de novembro, com comemorações, recreação para crianças e Mostra de Fanfarra, além de passeio ciclístico, desfile de gaiolas e outras atividades.

Confira a programação:

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*