Saúde sobre rodas

Post By RelatedRelated Post

A prática regular de exercícios é primordial para a saúde. Andar de bicicleta, além de ser uma prática que envolve todas as partes do corpo, ainda tem a vantagem de ser acessível, já que o principal equipamento tem custo relativamente baixo. O mountain biking, ou MTB, é uma categoria do esporte praticada em trilhas e em meio a natureza. Marcado pelas belas paisagens e por caminhos de terra acidentados, os percursos do MTB são lindos, porém exigem esforço para trilhar.

Aguinaldo Oliveira começou pedalar aos 22 anos, e hoje, com 25, só fala bem da “magrela”. “Vivia uma vida sedentária, só ia de casa para o trabalho, e do trabalho para casa, e ainda ia de carro. Hoje sinto uma grande diferença no meu condicionamento físico”, conta.

Entrevista com Aguinaldo Oliveira:

Ao pedalar, o coração é fortalecido, diversos músculos e articulações são trabalhados, melhorando o condicionamento e a força dos membros, diminui os riscos de desenvolver câncer e diabetes, evita dores na coluna e ainda trabalha a coordenação motora. Além disso, ainda é capaz de proporcionar bem estar emocional: alívio do estresse, da ansiedade e da depressão.

Aguinaldo conta que sempre trabalhou em cargos estressantes e sob pressão. Antes, para relaxar, ele abusava da cervejinha com os amigos, mas isso mudou muito ao conhecer o mountain biking: “Um colega me convidou para pedalar e eu acabei indo e gostei. Eu ainda tomo minha cervejinha, mas hoje a bike e meus amigos são minha válvula de escape para o estresse. Isso me relaxa e me deixa calmo para aguentar o dia a dia sem estourar. Até meus colegas de trabalho notam que meu humor mudou”, considera.

Além disso, podem-se considerar benefícios do esporte a integração e socialização que ele proporciona. Os treinos sozinhos são bons para nosso corpo e mente, os treinos ao lado de amigos conseguem ser ainda melhores. A cada passeio é possível se reinventar e conhecer pessoas novas, paisagens novas e caminhos novos. O ciclista Edson Fernandes deixou isso bem claro quando afirmou que acha importante ressaltar que aumentou muito suas amizades em três anos de pedal. “No esporte você conhece muita gente do bem que busca qualidade de vida”, completa Edson, mais conhecido como Edinho pelos colegas de trilhas.

Edson Fernandes, o Edinho:

De qualquer forma, para receber os benefícios da bike é preciso tomar alguns cuidados para não se machucar, principalmente no começo. Os educadores físicos Naicon Souza e Lucas Forti deram algumas dicas de como estar preparado sem correr risco de lesões, desidratação ou fadiga.

E para quem já é assíduo no pedal, vale conferir os tipos de treinos possíveis de se fazer com a bike.

Como não basta apenas falar, mas sim participar, a reportagem do site acompanhou o grupo de Mountain Biking Pedal no Mato.

 

Share

Isa Franco de Campos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*