SEMINÁRIO APRESENTA RESULTADO DE PESQUISAS HISTÓRICAS

(Foto: Letícia Alves)

Professores do curso de História da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) realizaram um seminário de pesquisa histórica dia 29 de outubro no Campus Taquaral em Piracicaba. Este evento fez parte da 13º Mostra Acadêmica da universidade. O seminário de pesquisa histórica constitui um espaço de socialização e debate.

O seminário teve a apresentação de TCCs de alunos do curso de historia relativo à produção historiográfica desenvolvida no decorrer do curso. Quatro alunos apresentaram seus trabalhos mostrando suas pesquisas e conclusões.

(Foto: Letícia Alves)

Dentre os alunos, Andrea Ramon Ruoco fez uma investigação sobre a produção artística de Miguel Dutra (1812-1875) no interior paulista. Clarissa Coral fez uma analise comparada de dois romances de formação (bildungsroman) produzido no século XX por homens de letras representativos de dois centros de modernização do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro. Douglas Felipe Diehl analisou a cultura anarquista no inicio do século XIX no Brasil, considerando as práticas culturais anarquistas representadas pela historiografia acadêmica, pelo discurso militante e pelos relatos de memória. Juliana Cristina Tavares fez uma análise sobre a elaboração de identidades femininas na sociedade luso-brasileira no início do século XIX na obra de Maria Graham, o Diário de uma viagem ao Brasil.

(Foto: Letícia Alves)

Os professores responsáveis pela organização do seminário foram Raimundo Donato do Prado Ribeiro e Valéria Alves Esteves Lima. Ao término das apresentações os professores abriram um debate com os alunos para esclarecimentos de dúvidas com relação ao que foi proposto nas pesquisas e também para os alunos que quisessem expor suas opiniões e conclusões.

Share

Letícia Alves

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*