Solidariedade e cidadania em peças teatrais com fantoches

Post By RelatedRelated Post

Teatro com solidariedade e cidadania é o que move a Cia Atitude – Teatro de Fantoche, fundada pelo casal Fernando e Roxane Cavallari em 2008, que conta com um histórico de trabalhos em prol de crianças e de comunidades carentes.

Tudo começou em 2008 quando o casal recebeu a proposta de participar de um ministério infantil. Neste tempo, eram inexperientes em artes cênicas e não conheciam sobre a arte do fantoche, o carro chefe de suas apresentações. Gostaram tanto da ideia que resolveram criar a Cia e divulgar pela internet, recebendo uma semana depois o primeiro convite para uma apresentação própria.

Os atores além de atuarem com os fantoches também interagem com o público como palhaços: “Gostamos tanto de compartilhar com as crianças a alegria, que resolvemos montar um espetáculo teatral com fantoches e palhaços, fizemos um mix de ideias” disse Fernando.

A Cia Atitude realiza diversos projetos sociais, como “Vamô dá um role com os palhaços”, “Atitude em Ação” e a “Mini biblioteca móvel”. Estes projetos levam solidariedade e esperança por onde passa, são excursões e apresentações que são encenadas em locais carentes, em creches, asilos, albergues e orfanatos. Além de arrecadarem brinquedos e alimentos com a entrada das apresentações.

Com a Mini biblioteca móvel, que na verdade é uma Kombi, o público é convidado a ler livros didáticos e cristãos, revistas e jornais atuais. Os atores incentivam as crianças a ler e a frequentar a escola. “Incentivar as crianças a frequentar, se empenhar na escola e até mesmo voltar àquelas que estão fora da escola é o objetivo do projeto”.

Em suas apresentações há também o objetivo de estimular as crianças à educação ambiental através de brincadeiras e oficinas, como a de reciclagem, em que elas aprendem a transformar lixo em brinquedo.

A Cia Atitude Teatro de Fantoche concorreu ao prêmio Conexão Cultura, da Tv Cultura em 2010, obtendo a 2º colocação dentre 725 inscritos, um prêmio que busca conhecer os trabalhos produtivos pela internet.

Neste ano, 2012, foram convidados pela Tv Bandeirantes a participar de uma matéria sobre o teatro de fantoche numa Kombi no programa Vida Boa Kids.

Suas peças teatrais com toques de humor levam não apenas divertimento mas também  esperança a crianças e a comunidades carentes que são presenteadas com carinho e solidariedade por meio das artes cênicas. “Vivemos numa sociedade em que os valores da vida estão perdidos ou trocados e queremos resgatar os valores que valorizam a família, que valorize as crianças, que permita um elo entre pais e filhos. E que também mostre para as pessoas que cada um pode contribuir com o próximo, tornando assim um mundo melhor” afirmou Fernando.


Cia Atitude- Teatro de Fantoche 

www.facebook.com/ciaatitude

http://projetomissaobrasil.blogspot.com.br/

 

Jéssica Rodrigues

Estudante do curso de Jornalismo da Unimep. jarsantos3@gmail.com

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)


*