Tatuagem ainda é tabu no mercado de trabalho

As tatuagens continuam sendo motivo de discussão em diversos meios sociais. No mercado de trabalho, por exemplo, é comum encontrar pessoas que se dizem discriminadas pela opção de ter desenhos espalhados pelo corpo. Mesmo considerando que hoje as tatuagens são mais aceitas pela população, ainda existe certa dificuldade para pessoas tatuadas conseguirem um bom emprego, dependendo de onde se encontrar o desenho.

Após conversar com tatuadores e com pessoas tatuadas, a reportagem confirmou que ainda existe discriminação para cargos de maior importância nas empresas. As informações fornecidas por tatuadores e tatuados é de que não existem mais tantos olhares e caras feias pela rua, mas que apesar da aparente “igualdade”, a principal escolha ainda são pessoas com nenhuma tatuagem à mostra ou nenhuma tatuagem pelo corpo. As empresas que admitem evitar a contratação de pessoas tatuadas justificam que diante de um cliente um pouco mais conservador, pode ser que a imagem da empresa seja prejudicada por conta do desenho no corpo do funcionário.

As empresas ouvidas se defendem afirmando que o preconceito em relação às tatuagens é inexistente, e a única coisa que conta na hora de conseguir um emprego é o currículo e as qualificações apresentadas pelo candidato, não as tatuagens. Contudo, quando questionadas sobre os cargos ocupados pelos funcionários tatuados, e se existiam funcionários tatuados ocupando cargos como diretor empresarial ou gerente de vendas, a informação não foi fornecida com o argumento de que essa informação não poderia ser divulgada.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*