Unimepiano é premiado na abertura do 24° Salão de Humor

No dia 10 de junho, sexta-feira, o aluno Fábio Carvalho, estudante do terceiro semestre do curso de design gráfico da Universidade Metodista de Piracicaba, recebeu menção honrosa durante a abertura do 24º Salão Universitário de Humor.

O anúncio dos participantes premiados e homenagens especiais tiveram inicio logo após o debate “Arte, Humor e Crise: A gente não quer só comer!” que aconteceu no Átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da UNIMEP (localizada embaixo da biblioteca da universidade).

“Eu realmente fiquei surpreso com a minha premiação! Minha área não é ilustração nem caricatura, meu interesse é na identidade visual de empresas e eu usei um pouco desse conhecimento para fazer uma caricatura minimalista”, contou Fábio.

Leonardo Cesar

Este ano houve recorde de participação com mais de 523 inscritos (Foto: Leonardo Cesar)

Sua obra, que também se encontra exposta no salão, retrata Mahatma Gandhi. De acordo com o universitário sua escolha foi estratégica. Ele procurava por pessoas que pudessem conceitualmente desenhar. “Utilizei formas simétricas e minimalistas para representar Gandhi. A cor branca e as linhas finas simbolizam a paz e a simetria da caricatura representa a seriedade; desta forma incorporei seu perfil que era muito conhecido pelos protestos pacíficos que ele fazia, ao meu trabalho”, explicou Carvalho.

Leonardo Cesar

(Foto: Leonardo Cesar)

Gabriela Melo

(Foto: Gabriela Melo)

Camilo Riani, coordenador do programa universitário de humor e professor do curso de design gráfico, relatou o que levou a inscrever a arte de Fábio e dos demais alunos da Instituição: “Eu trabalho uma disciplina com os alunos aqui da UNIMEP que se chama ‘Ilustrações e Linguagens do Humor, nela ensino varias técnicas e exercícios de ilustração, entre elas o exercício da síntese”. O professor também comentou: “Os trabalhos selecionados do curso de design seguiam exatamente essa linha da síntese, e o trabalho de Fábio foi o que mais se destacou”.

Adolpho Queiroz, membro do Conselho do Salão Internacional de Humor e componente da comissão do júri de 2016, também esteve presente na cerimônia de abertura. “A interpretação do humor gráfico acontece como se fosse amor à primeira vista, você olha para o trabalho, você entendo o trabalho e observa em que nível este trabalho te leva a pensar e refletir sobre a ação proposta”, comentou. “Achei muito bom um dos universitários da UNIMEP ter ganhado esta menção honrosa, penso que assim estudantes do curso e a própria universidade ganham um incentivo maior e se empenham ainda mais em seus projetos”.

Leonardo Cesar

Cerca de 15 alunos da turma de Design Gráfico concorreram este ano (Foto: Leonardo Cesar)

Fábio Carvalho também participou do desenlaçar da fita, que simbolizou a abertura oficial do Salão Universitário, junto com outros homenageados e membros da reitoria da universidade.

O 24º Salão Universitário de Humor permanecerá aberto para visitas até o dia 10 de agosto de segunda a sexta-feira das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 16h, no Átrio do Centro Cultural e de Convivência do campus Taquaral da UNIMEP. A entrada é franca.

Share

Leonardo Cesar Benedito

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*