Zoo de Americana é referência regional

Post By RelatedRelated Post

zoo

Com mais de 30 mil visitas mensais, Zoo é referência regional
Foto: Marília Pierri

Inaugurado no ano de 1984, o Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco”, conhecido também como Zoo Americana, é referência regional no quesito lazer e diversidade ambiental. Com mais de 120 mil metros quadrados de extensão, 94 recintos e 6 lagos, o parque possui aproximadamente 500 animais de mais de 100 espécies, entre répteis, aves e mamíferos, dos quais 80% fazem parte da fauna brasileira. Além dos animais que vivem nos cativeiros, o recinto abriga várias espécies de aves livres, que encantam ainda mais os visitantes.

Em parceria com seis zoológicos do estado (Zoo de Sorocaba, São Paulo, Ribeirão Preto, Itatiba, Nova Odessa e Piracicaba), o Zoo Americana é reconhecido pelo trabalho de reprodução em cativeiro. Desde 2009, quase 100 animais nasceram no parque de Americana. Para a administração, o trabalho desenvolvido na reprodução em cativeiro é um sucesso. A parceria com outros zoológicos facilita o empréstimo de animais para procriação. “Entrei na administração com o objetivo de o parque voltar a ser reconhecido pelo sucesso na reprodução em cativeiro. O principal propósito na existência de um zoológico é manter a biodiversidade das espécies, não apenas expor os animais”, destaca Gustavo Malufe, subsecretário da Unidade do Jardim Botânico e Parque Ecológico.

Além do atrativo ambiental, o parque possui um trabalho educacional promovido pelo NEA (Núcleo de Educação Ambiental). O núcleo é responsável por reforçar, através de visitas monitoradas com crianças, professores, pessoas da comunidade e jovens, a importância da responsabilidade na sobrevivência das espécies animais e vegetais. Para agendar uma visita monitorada, basta ligar para o telefone (19) 3461-7503.

Totalizando mais de 30 mil visitas mensais, o Zoo é um dos pontos turísticos mais visitados de Americana. Para a moradora da cidade e professora de rede pública de Sumaré, Jussiara Cássia Rocha, o Zoo não é apenas um local de diversão, mas sim de conhecimento. “Além de mostrar ao vivo e em cores a fauna e flora estudadas em sala de aula, aqui no Zoológico de Americana podemos ter contato com a natureza e aprender brincando com os alunos”, enfatiza.
Horário de funcionamento
De terça-feira a domingo
Das 8h às 17h
Entrada gratuita.

Endereço
Avenida Brasil, nº 2525
Jardim Ipiranga
CEP: 13468-000 – Americana – SP
Telefone: (19) 3406-2075

Para mais informações acesse ao site www.zoo.americana.sp.gov.br

 

 

 

Share

Natália Paula Mendes

UM COMENTÁRIO

  1. Que legal Nath, bjao

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*