Interesse em atrair alunos é o foco da 12ª Mostra Acadêmica

1
Fila de alunos na porta do Teatro Unimep (Foto: Marcela Freitas Paes)

A organizadora da 12ª Mostra Acadêmica da Unimep, Rosana Macher Teodori, ressaltou o aumento significativo do número dos projetos inscritos, de 550 em 2013 para 900 neste ano. Além disso, houve o 1º Congresso de Iniciação Científica Junior, que contou com projetos feitos por alunos do ensino médio, inclusive um grupo de 8 pessoas que vieram do interior do Ceará (a equipe conta com 2 professoras e 6 alunos).

A Mostra, de 4 a 6 de novembro, trouxe diversas atividades nos quatro campi (Piracicaba Centro, Piracicaba Taquaral, Lins e Santa Bárbara). A abertura oficial aconteceu no Teatro Unimep.

Para a abertura, havia uma grande fila na frente do teatro, mas essa situação não era refletida na plateia. Nas portas havia máquinas onde os estudantes passavam suas carteirinhas e assim garantiam presença nas aulas que teriam normalmente ou também para garantir certificados. A maioria dos presentes na fila apenas confirmaram presença e depois foram embora, sem sequer entrar no teatro.

No entanto, na plateia havia diversos alunos que realmente se interessavam pelo tema Cultura e Formação Política. A estudante de Ciências Econômicas, Sabrina de Jesus Barbosa, afirmou estar ali porque se interessava e gostava muito do tema e pretendia comparecer a todos os dias da Mostra. Ela considerou pequena a participação dos alunos e disse que os palestrantes não têm que fazer nada para atrair os alunos, mas que o interesse devia partir deles.

Já a Coordenadora de Sessão do 22º Congresso de Iniciação Científica e professora do curso de Farmácia, Fátima Farhat, afirmou que os alunos não ficam de fato perderam uma grande oportunidade oferecida pela Universidade, pois há palestras e eventos de áreas e metodologias diversas que engrandecem a formação acadêmica e que atingem um público variado. A professora afirmou que os professores também aprendem e enriquecem com a Mostra, pois com o evento, novas perspectivas e horizontes são oferecidos.

Teodori disse que a expectativa para a edição desse ano é atrair mais alunos e que tem consciência que muitos apenas pegam presença e não prestigiam o que está acontecendo na Universidade e conclui que esses estudantes perdem a oportunidade de ver projetos de várias áreas quando fazem isso.

A professora porém afirmou estar gratificada por ver tantos alunos presentes na abertura e que espera que o número aumente cada vez mais.

Share

Um comentário em “Interesse em atrair alunos é o foco da 12ª Mostra Acadêmica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*