Profissionais de jornalismo compõem mesa no 7º simpósio

Post By RelatedRelated Post

O 7º Simpósio de Jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) trouxe para compor uma mesa redonda   debateram o tema “Jornalismo Regional, novas tecnologias e mídias sociais”, na noite de 20 de outubro.

FOTO 02

foto: Pietra Polo

 

 

 

 

 

 

 

 

O encontro contou com a presença do editor executivo do Jornal Todo Dia de Americana, George Aravanis, do correspondente da Folha de S. Paulo em Campinas, Venceslau Borlina Filho e da âncora do Programa CBN Total da Rádio CBN, Carolina Rodrigues, também de Campinas.

Carolina conduziu a discussão, principalmente, para as diferentes plataformas da mídia social, que segundo a jornalista,“são muito importantes nos dias de hoje”. Entre as ferramentas citou, o whatsapp, facebook.“Há também uma nova forma de se aproximar da população inspirada nos famosos ‘FoodTrucks’– o Estúdio Móvel, criado pela própria CBN Campinas com apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie”, contou.

FOTO 03

foto: Pietra Polo

Durante a discussão, Venceslau Filho comentou sobre os furos de reportagem e a ‘generalidade do jornalista’ dentro de sua profissão. “É necessário aprofundamento em diversos assuntos. Isso exige um trabalho intelectual muito grande, você precisa dominar desde a parte básica do jornalismo ate conceitos de direito e meio ambiente.”, pontuou. Além disso, explicou a importância da fonte de informação. “O jornalista não é ninguém sem suas fontes”, concluiu.

Aravanis falou sobre o jornal impresso. Segundo o editor, esse “método tradicional” de transmitir informação e, ao contrário do que muitos pensam, está longe de se extinguir. “O desafio agora é a busca do jornalismo pelo extraordinário, que está cada vez mais escasso, já que o jornalista tende sempre a produzir ‘mais do mesmo’ para atender as demandas cotidianas”, salientou o editor.

FOTO 01

foto: Pietra Polo

O evento, que começou na segunda-feira, contou com os jornalistas da Vice News, André Maleronka e Felipe Larozza. Nos dias 22 e 23 de outubro, respectivamente, houve uma conferência com Florestan Fernandes Junior (TV Brasil) e o show em comemoração aos 35 anos do curso de Jornalismo e quatro décadas da Unimep como universidade.

Share

Pietra Polo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*