Adolescentes conseguem pista de “Dirt Jump” em Santa Barbara D’Oeste

Adolescentes que praticam o esporte radical “Dirt Jump” decidiram construir uma pista em Santa Barbara D’Oeste em um terreno público no Jardim Dulce com poucos recursos da Prefeitura. O esporte consiste em salto com bicicleta e requer uma pista de terra com rampas. Segundo eles, o terreno escolhido já foi pista para bicicletas antigamente. Com o passar dos anos, o espaço foi sendo abandonado, pois não havia mais interesse da comunidade ao local, servindo então, para depósito de entulho.

Murilo Meloni, Pedro Marques, Brenno Maciel e Gustavo Granzote ,integrantes do grupo “Alfa Trails” trabalhando para o término da obra – Foto: Karine Florencio

“Entramos em contato com a Secretaria de Obras e fomos autorizados verbalmente para começar a construção, recebemos até um apoio deles com alguns caminhões de terra para iniciar a obra”, diz Brenno Maciel, integrante do grupo “Alfa Trails”.

Antiga pista semipronta no bairro Jardim Dulce em Santa Barbara D’Oeste – Foto: Acervo pessoal do grupo Alfa Trails

Os adolescentes trabalharam todos os finais de semana para investimento da obra. Mesmo sem estar pronta, eles utilizavam a pista, que chamava atenção nos finais de semana.
Mas na manhã de 4 de setembro, a pista foi destruída por tratores pela Prefeitura. Toda mão de obra feita pela equipe, todo dinheiro investido, tempo dos meninos que dedicavam horas vagas da escola e trabalho foi por terra abaixo. Segundo a Prefeitura, o motivo foi reclamações de vizinhos.

“Os vizinhos reclamavam que tinha árvores no local que nós destruímos, que havíamos sujado o local, que tinha moto transitando na pista e fazendo barulho”, alega Brenno Maciel.

Pista já destruída – Foto: Acervo pessoal do grupo Alfa Trails

Revoltados, os jovens organizaram um protesto e exigiram uma resposta sobre os danos causados, solicitando da Prefeitura um espaço e a construção de uma nova pista.

A Prefeitura entrou em contato com o grupo e ofereceu um novo espaço. “O local cedido, não foi doado por conta do protesto, mais sim pela constante reclamações dos moradores”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura. “Houve uma reunião da qual a nova área havia sido indicada pela Administração Municipal. A reunião foi agendada pelos secretários municipais de Governo, Gilmar Margato e de Esportes, Celso Tonim, o grupo foi recebido na Prefeitura pelos secretários. O local disponibilizado é bem amplo e adequado para tal prática. A localização é nas proximidades da empresa Denso”, continou a assessoria em texto enviado por email.

301228_328280883935462_450615583_n[1]
Protesto realizado pelos jovens em Santa Barbara D’Oeste – Acervo pessoal do grupo Alfa Trails

“Não foram colocados funcionários para mão de obra, pois o combinado foi que; a mão de obra seria feita por eles para ficar no jeito que queriam, porém, a Prefeitura iria ajudar com a terraplenagem”, informou a assessoria por telefone.

“Mesmo a gente ficando um pouco triste por termos perdido todo nosso trabalho com a antiga pista, todo dinheiro que investimos, ficamos felizes pois  hoje temos uma pista muito melhor, que tem cerca de 24 rampas, contém três linhas, iniciantes, amador e profissional contra a antiga pista que continha somente uma linha que era de nível médio com apenas seis rampas”, conta Maciel.

O Alfa Trails tem uma página no Facebook com novidades sobre o esporte.

Share

Um comentário em “Adolescentes conseguem pista de “Dirt Jump” em Santa Barbara D’Oeste

  • 16 de novembro de 2012 em 16:32
    Permalink

    Parabéns ao grupo Alfa Trails por não ficar quieto, à mercê da postura descabida da prefeitura que, ao contrário do seu papel de servir ao cidadão, simplesmente destruiu a antiga pista sem ao menos emitir um aviso sobre. Mostraram que o poder da democracia mora no cidadão de bem, que não aceita ações inconsequentes de “reizinhos” do poder público local, e que numa ação coletiva obrigou o prefeito a tomar uma contra-medida pelo próprio ato tomado por ele.
    Mesmo sem a conclusão da pista, ela já está show de bola, e com certeza servirá a vários adeptos do Dirt Jump de Santa Bárbara d’Oeste e de toda a região. Parabéns novamente por disponibilizar mais um esporte a esta tão carente cidade, e sucesso na jornada de vocês!
    Bodão.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*