Casa do Hip Hop reúne parceiros para reativação do Caritas

Post By RelatedRelated Post

Casa do Hip Hop em parceria com movimentos sociais e apoio do Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular da Unimep (NEPEP), realizou no último sábado (8), das 09hrs às 21hrs, o evento “Ocupe o Caritas”, com o objetivo principal de reativação do espaço que está abandonado desde 2015 e de promover uma consciência pública a respeito, em favor do uso e benefício da população.

Resultado da movimentação de limpeza

No período da manhã, foi feita uma mobilização para cuidar do lugar, localizado na Rua Santa Helena, 358, bairro Pauliceia. Pintar paredes, limpar, organizar a biblioteca, cortar grama, plantar hortaliças e fazer um almoço coletivo, estão entre as ações realizadas. A Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) ficou com a parte de recreação infantil.

Mais tarde, houve uma roda de conversa da Casa do Hip Hop, que estava coordenando o projeto, além de outros grupos também envolvidos como: Levante Popular da Juventude, Coletivo Piracema, Respira (Rede de Economia Solidária), Batalha Central, entre outros, com o intuito de se reunirem com a comunidade a fim de pensar em novas propostas para uma programação e contextualizar o propósito de cada coletivo presente. O Nepep integra essa ação através da parceria que mantém com esses movimentos sociais.

Ubirajara Sabino

Pela figura de Ubirajara Sabino (38), coordenador da Casa do Hip Hop, podemos conhecer melhor a iniciativa. “O ponto de partida veio pelos próprios moradores do bairro que recorreram até nós, pelo fato que nossa instituição se localiza nas proximidades, pensando o que poderíamos fazer a respeito disso. Nos organizamos, divulgamos entre os coletivos, conversamos com o ex-administrador do local e ele nos deixou utilizar e pensamos que pelo número de salas, podemos ampliar as atividades dos grupos para cá além da própria comunidade utilizar do espaço conforme demanda”.

Apresentação de dança feita pela Casa do Hip Hop

Na parte da noite, houve apresentações culturais como Sarau, Dança de Rua e atividades circenses, por meio da Cia de Circo. “Faz 3 anos que eu participo da companhia, mas já tem mais de 10 anos que pratico ginástica olímpica. Meu intuito é além de mostrar algo que eu amo fazer, também convidar quem quiser para experimentar e dizer que qualquer um consegue”, relata Cristiane Taniguti, acrobata.

O Centro Social Caritas é uma instituição filantrópica criada em 1962, com a intenção de auxiliar no desenvolvimento infantil, pois acredita que uma boa base na educação cria cidadãos com caráter ético e morais. Nos últimos 10 anos, enfrentou dificuldades com relação à gestão administrativa, acumulando dívidas, até ser desativado. O local contempla seis salas de aula, quatro banheiros, salão de recepção, refeitório, cozinha e sala administrativa.

Share

Laís Seguin

UM COMENTÁRIO

  1. Laís arrasa

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*