Frequentadores clamam por limpeza e segurança na Praça José Bonifácio

Praça José Bonifácio no Centro de Piracicaba - Foto: Sergio Escatolon

Frequentadores da Praça José Bonifácio (da Catedral) há tempos reclamam junto à prefeitura de Piracicaba de problemas de falta de segurança e de limpeza. Banheiros sujos, falta de bebedouros, paisagismo não cuidado e iluminação precária situações apontadas pelos usuários.

Durante o dia, há grande circulação de pessoas devido a presença de agências bancárias, comércio e Poupatempo ao redor da praça. No período noturno, trabalhadores e estudantes circulam em meio a usuários de drogas e moradores de rua. As opiniões são as mesmas, tanto de frequentadores, como dos taxistas que ali trabalham.

Procurada, a Prefeitura relatou, por meio de nota, que a “a Praça José Bonifácio tem recebido diversas melhorias no decorrer dos últimos anos, inclusive os banheiros localizados atrás do palco foram reformados recentemente. Ocorre que o espaço é frequentado por vândalos que infelizmente destroem o local. Outra melhoria recente foi à remodelação do espaço, que antes era muito escuro e sem acesso. Além de abrir vias de circulação e nova iluminação”.

A nota diz ainda que “a substituição do ajardinamento existente passará por um estudo e a Sedema poderá executar a remodelação. As luminárias existentes na praça são originais, desde a fundação do local, portanto possuem um caráter histórico destacável. Já as lâmpadas instaladas, são de potência alta”.

Já a assessoria de comunicação da Guarda Civil Municipal informou que “a segurança feita pela Guarda Civil Municipal é patrimonial e que a mesma tem atuação constante na Praça José Bonifácio. Durante o dia na esquina da Moraes Barros, próximo ao Banco Itaú, há guardas das 6h às 20h para atendimento ao público e são feitas operações semanais, abordando frequentadores que incomodam como desocupados, embriagados, moradores de rua, suspeitos, etc. Estas operações são realizadas pelo Pelotão Ciclístico, Base Móvel e Equipe de Patrulhamento”.

Mas para algumas pessoas que trabalham ao redor da Praça José Bonifácio não é bem isso que acontece diariamente. Para João do Táxi, um dos que trabalham em um dos 4 pontos de táxi existentes na praça “falta banheiro para ele e para o povo, a limpeza é precária e segurança inexistente; durante a noite ficamos sozinhos aqui, eu e meus companheiros. Não passa uma viatura e os guardas nem param no abrigo deles, quase sempre esta vazio, durante o dia tem movimento, mas cuidamos um do outro dizendo onde estamos indo fazer a corrida, mas sempre contamos com a sorte e proteção de Deus” disse ele.

Já Vicência Cardoso Neves, moradora há mais de 25 anos no Centro, acha a praça agradável, mas lamenta o estado em que se encontra hoje, “sou do tempo em que as familias desciam do seu apartamento e vinham até a praça para tomar sorvete, brincar com as crianças, mas hoje, tenho dó. Muitos passam durante o dia, mas a noite ninguem mais vem, sempre ta suja, sem segurança, a gente num da um passo sem que tenha alguem do lado pedindo comida, moeda, um trocadinho pra pinga ou droga e, isso deixa feio  a praça e a gente com muito medo”.

 

 

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*