Peças humorísticas ensinam a prevenir acidentes de trabalho

Cena do espetáculo apresentado pela Cia Foco de Teatro Foto: Laís Schiavolin

Segundo os dados registrados pela previdência social, em 2010 foram 701.496 casos de acidentes de trabalho no Brasil. Os acidentes de trabalhos são formas frequentes de afastamento de funcionários de seus postos.  De acordo com o Código Civil brasileiro/2003, Artigo 927, Súmula 341 STF “O empregador, que tem o dever de assegurar aos seus empregados as condições de realizar o trabalho sem pôr em risco sua integridade física, age com culpa se permite que obreiro sem a devida qualificação e treinamento execute trabalho de alto risco, vindo a sofrer em conseqüência disso dano irreparável que o impossibilita para suas atividades normais” (TAPR-Ac.52727900 – 5ª Câmara Civil)’’.   Para garantir a qualificação do trabalhador a CIA Foco de Teatro oferece treinamento em prevenção contra acidentes de trabalho por meio de encenações teatrais humorísticas.

Marino Prudente fundou em parceria com sua esposa, Daniela Tonin, atriz, a Companhia Teatral como um modo diferente de treinar as pessoas que estavam sobre sua responsabilidade quando trabalhava como técnico em segurança do trabalho. Existiam nesta época algumas companhias em São Paulo, e para suprir as necessidades de treinamento na região foi criada a Cia Foco Treinamento para empresas.

A proposta da dupla era fazer apresentações que se embasavam em segurança e em qualidade de vida para os funcionários. E hoje em dia, a Companhia conta com clientes por todo o estado de São Paulo, como Piracicaba, Campinas e Paulínia. Além de ter apresentações na Baixada Santista e no Paraná.

Em um treinamento realizado para uma multinacional na última semana de maio em Piracicaba, Marino conta que seu procedimento “Tem um resultado, se não eles (empresas) não chamavam. É o quinto ano que estamos fazendo estas encenações nesta multinacional”. Foram abordados temas relacionados ao meio ambiente e segurança de trabalho.

Todos os anos a Cia Foco se empenha em projetos sociais, como o Fundo de Apoio a Cultura da Prefeitura de Piracicaba, FAC. É feita uma inscrição e são contempladas de oito a dez apresentações para comunidades carentes e grupos de escolas. Este ano, por motivo de agenda, perderam a data de inscrição. “Participamos, mas não tanto quanto queríamos, estamos sempre ligados a projetos culturais e estamos sempre trabalhando com a Cia, viver de teatro não é Fácil”.

A Cia Foco conta com quatro atores fixos, Felipe Piton, Rafaela Arthuso, e os fundadores, Marino Prudente e Daniela Tonin.

Site: http://www.ciafoco.com/

Share

Jéssica Rodrigues

Estudante do curso de Jornalismo da Unimep. jarsantos3@gmail.com

Um comentário em “Peças humorísticas ensinam a prevenir acidentes de trabalho

  • 15 de junho de 2012 em 19:55
    Permalink

    Excelente reportagem! Já acompanhei algumas apresentações da Cia Foco, nada como uma diversão lúdica para ajudar no aprendizado!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*