Salão do Humor teve recorde de inscrições em 2011

A 38ª edição do Salão Internacional do Humor de Piracicaba foi aberta no último dia 27 de agosto, no armazém 14 no Parque do Engenho Central, com um público presente de aproximadamente 2 mil pessoas. A exposição é composta por 396 obras nas categorias charge, cartoon, caricatura e tiras, de vários artistas nacionais e internacionais. Em 2011 o evento teve seu recorde de inscrições que saltou de aproximadamente 2 mil, no ano passado, para mais de 4 mil  neste ano.

Paralelamente ao Salão do Humor foi aberto o Salãozinho do Humor. A mostra está montada no armazém 9 do Engenho Central. Também acontece no metrô em São Paulo uma paralela e lá é esperado que mais de 1 milhão de pessoas visitem a exposição. Já em Piracicaba são esperadas 160 mil visitantes até o fim da mostra. Nos Sábados e Domingos, que são os dias de maior movimento o local tem recebido 5 mil curiosos a conhecer as obras.Este ano apenas dois brasileiros foram premiados, ou outros quatro foram estrangeiros, sendo dois cubanos, um iraniano e um mexicano.

O ilustrador e cartunista Erasmo Spadotto, que trabalha no Jornal de Piracicaba, sempre participou no Salão do Humor com suas obras, mas esse ano marca presença como convidado especial, além de participar do júri de premiação, realizado um final de semana antes da abertura da mostra, para que as obras já pudessem estar montadas para a exposição.

Em entrevista concedida ao Sou Repórter, Spadotto explica por que decidiu participar do júri e não concorrer.

O Salão do Humor é um dos eventos mais importantes que acontecem na cidade todo ano. A Secretária Municipal de Ação Cultural, Rosângela Camolese, explica por que o evento é tão importante para a cidade, considerada a capital internacional do humor.

O IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) também esteve presente na exposição, só que de forma diferente. O instituto colocou a mostra “tirinhas”, que são feitas por Pedro Montini, que explicam de uma forma mais simples, o que é o trabalho do IPEM e o que os próprios cidadãos devem fazer em certas situações do cotidiano como, por exemplo, abastecer seu carro. O autor das tiras explica o que é esse projeto.

O 38º Salão Internacional do Humor de Piracicaba fica aberto até dia 16 de outubro das. Podendo ser visitado de terça a quinta, das 14 às 18h. Sexta, sábados, domingos e feriados, das 10 às 21h.
Mais informações sobre o Salão do Humor no site: www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br/humor
Ou pelos telefones:
(19) 3403-2620
(19) 3403-2623
(19) 3403-2624
(19) 3403-2615

Informações sobre o IPEM no site:
www.ipem.sp.gov.br
Ou no blog:
www.ipemsp.wordpress.com

Share

Gustavo Vargas

Estudante do 8º Semestre de jornalismo na Unimep. gustavovargas@globo.com @guvargas www.facebook.com/gustavovargas13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*