Praça e centro comunitário ganham nomes de ex-lideres do 1º de Maio

Post By RelatedRelated Post

Familiares e amigos dos homenageados prestigiam a inauguração – Foto: Júlia Heloisa Silva

Albertino Luís Gomes e Antônio José Contarini dedicaram-se a projetos de melhoramentos no bairro onde moravam, o Parque 1º de Maio. Devido a isso, com o nome de Albertino foi batizada uma praça do bairro. Já Antônio emprestou seu nome ao Centro Comunitário.

Uma homenagem aos dois foi realizada no dia 29 de setembro, com a presença dos familiares e amigos, além do prefeito Barjas Negri, do secretário de Saúde e de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Antônio Mello, e do secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten.

Em seu discurso o prefeito explicou a importância de homenagear pessoas que trabalham pelo bairro: “é sempre bom quando o setor público homenageia aquelas pessoas que trabalham pelo bairro, porque é uma forma de reconhecer o esforço e fazer com que outras pessoas possam seguir a seus passos”.

Placa do Centro Comunitário “Antônio José Contarini”  – Foto: Júlia Heloisa Silva

“Contarini foi um pai maravilhoso! Sua luta pelo bairro começou antes mesmo das casas serem erguidas”, disse sua filha, Echary Contarini. “Meu pai fez muito pelo bairro e, o fato das pessoas reconhecerem isso, me deixa muito grata”, completou.

Dona Manoela Doremifa da Costa, viúva de Albertino, disse que “ele era muito trabalhador e gostava muito de mexer com plantas. Agora com essa placa, toda vez que eu vê-la, vou me lembrar dele”.

José Hilário da Silva, genro de Albertino, foi quem o ajudou no plantio das árvores da praça e contou que “antes, era um terreno em que as pessoas colocavam entulho. Então, em uma época em que eu estava férias, comecei a limpar o terreno e, logo depois, começamos a plantar e a cuidar do local que acabou virando uma pracinha”.

Quem foram os homenageados

Albertino Luís Gomes: natural de São José do Jacurí (MG), casado com Manoela, mudou-se em 1985 para o bairro Pq. 1º de Maio, na Rua Salvador Ramos Correa. Marceneiro de profissão, gostava de fazer trabalhos com a natureza e transformou um terreno vazio em frente a sua casa em um jardim, com o plantio de diversas espécies. Realizou também o plantio de uma árvore da espécie Jatobá, no final da rua em que morava. A prefeitura instalou bancos nesse local, tornando-o uma praça cuidada por outros moradores e conhecido como “Jardim da Amizade”, em referência ao morador que prestigiou o bairro. Albertino é pai de seis filhos: José Gomes da Costa, Luís Afonso da Costa, Maria do Carmo da Costa, Fânio Luís Gomes, Maria Teresinha Gomes da Silva e Maria Cordelia Luís. Faleceu em 12 de outubro de 1997.

Antônio José Contarini: nasceu em Piracicaba, em 23 de abril de 1946. Era casado com Magali Botazzo Brogio Contarini, com quem teve os filhos Erik Roberto Contarini, Echelen Contarini e Echary Contarini. Contarini teve um papel importante no desenvolvimento do Parque 1º de Maio, bairro formado a partir dos anos 1980. Sua primeira Associação de Moradores foi constituída em 1982, com Contarini como presidente. As reivindicações junto aos órgãos públicos, no sentido de minimizar os problemas do bairro, bem como de incrementar serviços que atendiam os interesses dos moradores em geral, começaram. Algumas obras conquistadas sob sua gestão foram o asfalto da via de acesso ao bairro, linha de ônibus, construção de escola e de quadras esportivas, instalação de telefone publico, entre outras coisas. Contarini faleceu no dia 04 de abril de 2015.

 

 

 

 

 

Share

Júlia Heloisa Silva

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*