Projeto Miniempresa incentiva desenvolvimento profissional de alunos

Post By RelatedRelated Post

Os alunos ficam responsáveis desde a criação até a produção do produto

No início desse semestre, alunos do ensino médio da escola João Ometto, em Iracemápolis, foram selecionados para participar do projeto Miniempresa, que tem como objetivo o desenvolvimento profissional dos jovens.

Eles ciraram um suporte para notebook desenvolvido de maneira sustentável.

Para que isso aconteça, os alunos e profissionais especializados criaram uma empresa fictícia, a EcoSoft, com vários  departamentos, definiram os cargos e as funções de cada participante e o produto a ser desenvolvido.

Talita Souza Reis, que participa da miniempresa, frisa que o suporte não trará danos à natureza. Vale ressaltar que o produto deve ser composto por, no mínimo, 70% de materiais recicláveis para ser considerado válido no programa.

A criação, o desenvolvimento, a produção e a venda do suporte ficam por conta dos próprios alunos, que são orientados pelos profissionais da Usina Iracema, que são voluntários no projeto.

Os participantes seguem um organograma e uma apostila divida em 15 etapas que acompanham desde a abertura do negócio até as áreas mais complexas, como marketing, financeiro e a produção em si.

Suporte para notebook produzido com materiais recicláveis.

Fabio Miranda, diretor de Marketing da EcoSoft, pontua que o projeto proporciona aos alunos uma noção de como funciona uma empresa de verdade e como é trabalhar em equipe.

O aluno ainda afirma que pretende seguir carreira na área que atua na miniempresa, assim como Eloisa Rossi: “Me interessei em como tudo é desenvolvido, e com certeza seguirei a área que faço na miniempresa, que é a de finanças. Acredito que ao decorrer do projeto aprenderei bastante fazendo coisas que para o meu futuro será bom e ajudará no meu currículo um dia”, conclui Eloisa.

A escola foi premiada com o 1º lugar no estado em 2008, primeiro ano em que participou,  e em 2010 e com o 2º lugar em 2009. Além disso, em 2008 os alunos receberam moção de aplausos e parabenização na Câmara Municipal pelo trabalho desenvolvido.

Share

Isa Franco de Campos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*