Projeto social desenvolve capacidades em crianças e pré-jovens

Pré-jovens da escola Hélio Nering Foto: Jamile Ferraz

A ação social promovida pela Religião “Fé Baha’í” tenta por vários anos transformar jovens e crianças,essas atividades contam com 4 a 5 voluntários capacitados para orientar crianças e pré-jovens de 5 a 14 anos. Trabalhando com um conjunto de histórias que contêm exemplos de uma boa conduta. Entre essas histórias distribuídas em livros para os alunos, Musonda, a personagem principal, conta detalhes da sua vida,dando assim um padrão de vida que possa ser seguido pelos alunos que estão estudando o conteúdo aplicado.

Thalia Frascine, de 14 anos, explica que “o livro contém histórias de jovens na rotina da escola, comportamento em casa e há também citações para falarmos em sala de aula com a professora”.

Há uma sequência dos livros e das histórias. Cada volume tem um conteúdo diferente e mais amplo do que o anterior. “Brisas de Confirmação” é o primeiro, seguido por “Vislumbres de Esperança” e o último da série é o “Recorrendo ao Poder da Palavra”.

Diva Cirilo da Silva, avó de Thalia, compreende o desempenho da neta nas atividades dizendo: “Antes ela era uma menina desobediente, não parava em casa, mas agora tomou juízo e passou a obedecer, ela pôde receber os conselhos e exemplos que
são dados nas aulas”.

Simone Lara, coordenadora regional do projeto, afirma que “essas atividades são projetos socioeconômicos que oferecem à comunidade uma possibilidade de capacitar e ajudar crianças e pré-jovens a valorizar suas habilidades”.

As atividades com pré-jovens iniciaram no começo de agosto na Escola Estadual Hélio Nehring e contam com três grupos, com aproximadamente 30 participantes. “O material e a metodologia utilizados, tem proporcionado uma grande motivação para guiar suas decisões e ações à medida que amadurecem como jovens. Os envolvidos têm demonstrado bastante interesse e entusiasmo durante os encontros semanais”, explica Lara.

Turma das aulas para crianças. Foto: Jamile Ferraz

Segundo Thalia, que está estudando o livro “Recorrendo ao Poder da Palavra”, suas atitudes antes dos estudos não eram calmas e que ela não conseguia compreender seus colegas e acredita que agora seus atos com as pessoas são mais compreensíveis e mais calmos.

Já com as crianças, as atividades iniciaram em janeiro, com um projeto piloto que conta com a participação inicial de três crianças, tendo como objetivo identificar e explorar talentos através da reflexão de qualidades, tais como: veracidade, honestidade e humildade.

Constatando a transformação dessas crianças e pré-jovens, Lara conclui que “essa ação social contribui significativamente para o progresso material e espiritual na vida do indivíduo”.

Share

Jamile

Jamile Ferraz, 19 anos.

4 comentários em “Projeto social desenvolve capacidades em crianças e pré-jovens

  • 19 de setembro de 2011 em 17:10
    Permalink

    As crianças aqui em Porto Alegre têm a sorte de ter um projeto assim no bairro Chácara das Pedras/Vila Jardim. Incrível como se pode notar a diferença de comportamento de algumas crianças se confrontarmos o antes e depois. Parabéns!

    Resposta
    • 6 de maio de 2012 em 18:56
      Permalink

      disse:Que maravilha,ver as psaeoss se rendendo a CRISTO JESUS,que nosso DEUS proteja todos estes novos irme3os em Cristo,sejam bem vindos ao estreito e que ne3o vacilem,voltar atre1s jamais .Pois o Senhor esta voltando!!!! Grae7a e Paz !!!

      Resposta
  • 25 de setembro de 2011 em 18:31
    Permalink

    Parabéns pela reportagem Jamile, ficou muito boa! 🙂

    Resposta
  • 6 de maio de 2012 em 15:54
    Permalink

    Adriane – Estados Unidos disse:Fico feliz em saber que um grande nurmeo de pessoas foram batizadas nas aguas, mas fico mais feliz ainda em saber que essas mesmas pessoas realmente decidam a servir a JESUS CRISTO e nao se desviam e nem caem e ganham almas para o Reino de Deus.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*