Ruas esburacadas e seus prejuízos

Post By RelatedRelated Post

Em Piracicaba, as ruas esburacadas podem ser consideradas perigosas para os cidadãos

A quantidade de buracos encontrados nas ruas na cidade de Piracicaba/SP é algo preocupante. Eles podem causar muitos prejuízos, tanto para os cidadãos quanto aos seus veículos. Um pedestre pode tropeçar em um buraco e se machucar. Nos veículos podem ocorrer danos consideráveis, como pneus furados, suspensão ou amortecedores danificados. Além disso, podem também ocasionar um acidente de trânsito, um motorista pode tentar se desviar de um buraco e acabar batendo em algo, em outro veículo ou até mesmo atropelar uma pessoa.

Normalmente o asfalto se degrada com o tempo. Mas existem também outros fatores que colaboram para essa degradação. Veículos pesados, como caminhões, exercem um peso muito grande sobre o asfalto e acabam por desnivelar ou abrir buracos nas ruas em que passam. Até mesmo a temperatura do solo pode causar ondulações no asfalto, causando um derretimento mínimo. A chuva também ajuda na degradação, pois a água penetra pelas rachaduras e vai cada vez mais deteriorando esse asfalto.

Rua Cotia – Água Branca | Foto: Giuliana S. Facco

É preciso estar muito atento para desviar de todos os buracos. Um exemplo de bairro onde há uma quantidade enorme deles é o bairro Água Branca. O motorista de van Wilson Acelta, de 57 anos, diz que passar por esses buracos quase todos os dias acaba prejudicando o alinhamento do veículo. Por causa disso ele precisa ficar mandando fazer o alinhamento antes do que realmente seria preciso. ‘’Isso custa dinheiro e a Prefeitura não paga, sendo que devia arrumar essas ruas pelo imposto que nós pagamos.’’ Wilson também já teve um grande prejuízo em sua van quando passou por um buraco e teve uma das rodas entortada. Ele mesmo realizou o pagamento do conserto que ficou na quantia de R$ 1.100.

O aposentado Oziris Stenico, de 58 anos, também já foi prejudicado quando seu automóvel passou em cima de um buraco grande com mais de meio metro. Segundo ele ‘’Estava escurecendo e com trânsito intenso. Eu estava no lado esquerdo e havia um buraco de mais de meio metro. Eu tive que cair nesse buraco porque se desviasse para o lado direito ia bater em outro carro’’. O automóvel teve seu pneu da frente furado e Oziris teve que pagar o guincho e um pneu novo. ‘’Às vezes você vai desviar de um buraco e acaba batendo ou atropelando alguém. É muito perigoso.’’, complementa ele.

É necessário tapar os buracos para a segurança de todos. Quando há muitos em uma mesma rua, é preciso o recapeamento dela, pois caso haja um número muito grande de buracos que já foram tapados gera uma irregularidade no solo. Quando há o aparecimento de um buraco em uma rua é possível fazer uma ligação gratuita para o número 156 e comunicar a sua existência. Isso gera um protocolo que é enviado à Secretaria de Obras para que seja feito o reparo do mesmo. Ronaldo Moschini, vereador de Piracicaba, disse que ‘’A Prefeitura tem secretarias e o prefeito também pode responder pelas avarias. Então podem ser procurados os departamentos específicos da Prefeitura, Secretaria de Obras e de Trânsito para que o problema seja discutido.’’

Segundo Ronaldo Moschini é possível também contatar o gabinete de um vereador, pois ele tem formas de entrar com uma indicação ao executivo para que seja feito o reparo daquele buraco naquela região. ‘’Realizamos as indicações e muitas das vezes ligamos diretamente para o secretário quando nós passamos a ver que o risco é eminente, que o buraco é maior ou mais profundo’’, acrescenta ele.

Share

Giuliana Stenico Facco

DEIXE UM COMENTÁRIO

Email (will not be published)

*