Relíquias da história do XV chegam à Unimep

20121205_193543

Paulo Roberto Botão exibe alguns dos materiais recebidos (Foto:Evandro Pelligrinotti)

Foi entregue pelo assessor de imprensa do XV de Piracicaba, Fernando Galvão, os materiais da campanha de resgate da história do XV de Piracicaba junto aos torcedores do clube piracicabano. A campanha ocorreu durante todo o mês de novembro (quando o clube completou 99 anos de fundação), arrecadando importantes objetos que servirão de apoio a esse resgate histórico desenvolvido pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba),  instituição responsável pelo lançamento do livro do centenário do clube à ser comemorado no dia 15 de novembro de 2013. Exposições e seminários também ocorrerão ao longo do próximo ano.

Verdadeiras raridades foram entregues pelos apaixonados torcedores, como camisas oficiais antigas de jogos, algumas autografadas por jogadores da época, recortes de jornais trazendo bastante da história do clube, jogos memoráveis, entre outras coisas. Conhecidos jogadores do cenário nacional que já vestiram a camisa alvinegra, entre eles Emerson Leão e Dadá Maravilha, (este último, inclusive, chegou prometendo o gol Rio Piracicaba em sua apresentação) e estádios aonde o XV já mandou seus jogos também chamaram a atenção. Como destaque ainda, há o diário de viagem de uma excursão que o clube piracicabano realizou pela Europa na década de 60 contendo todos os países por onde passou.

“Chegou bastante material. A gente até se surpreendeu com essa adesão do torcedor piracicabano, muita coisa rara. Acho que tudo isso vai ajudar muito nesse projeto. Muita coisa foi doada e muita coisa foi emprestada. O que foi doado vai ser muito legal porque vai vir pro memorial do Quinze, vai ficar aqui e vai servir também de registro e de estudo pro futuro próximo”, destaca Galvão.

O coordenador do curso de jornalismo da Unimep, Paulo Roberto Botão, um dos responsáveis por esse trabalho, destaca a importância da chegada desses materiais: “o reconhecimento desse material é importante sob dois aspectos. Primeiro, pelo material propriamente, pois foram doados e emprestados materiais de grande importância histórica e ilustrativa, materiais que permitirão enriquecer tanto o livro quanto o DVD históricos. Em segundo lugar, pela participação da torcida e de todos que se interessam pelo XV.”

Botão destaca ainda quais serão os próximos passos que a equipe envolvida no projeta tomará: “de imediato estes materiais estão sendo catalogados para avaliarmos o uso adequado à cada um. Várias peças vão integrar exposições ao longo de 2013, outras serão usadas como ilustração do livro ou DVD e outras vão constituir fontes para busca de informação. Além disto, no mês de janeiro, nos dias 28 e 29, vamos realizar um seminário histórico no Centro Cultural Martha Watts, quando vamos reunir jogadores, ex-jogadores, ex-dirigentes e historiadores que participaram da vida do XV.”

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*