Edward Teach: Barba Negra - Informações sobre o crime

John Williams 07-07-2023
John Williams

A pirataria durante meados e finais do século XVII é muitas vezes referida como a "Idade de Ouro da Pirataria". Esta Idade englobou três surtos notáveis de atividade pirata, durante os quais a pirataria floresceu e dominou os mares. O terceiro surto da Idade de Ouro ocorreu depois de as nações europeias terem assinado tratados de paz que puseram fim às Guerras de Sucessão Espanhola. Esta paz deixou milhares de marinheiros e corsáriosUm dos mais notáveis e infames piratas de que há registo pertence à terceira fase da Idade de Ouro da pirataria. O seu nome comum era Edward Teach (ou Thatch) No entanto, a maioria conhece-o como Barba Negra .

Os historiadores estimam que Edward Teach tenha nascido por volta de 1680 na Grã-Bretanha. A sua vida inicial é em grande parte desconhecida, uma vez que o seu nome de nascimento permanece obscuro nos registos históricos. Os piratas e os fora da lei tinham tendência para operar com nomes falsos, a fim de protegerem as suas famílias de uma reputação manchada. Edward Teach volta a aparecer em 1702 como corsário britânico na Jamaica, durante a Guerra da Rainha Ana.O corso era essencialmente uma pirataria legal; os corsários tinham autorização da Grã-Bretanha para tomar navios franceses e espanhóis e ficar com uma percentagem do que encontravam. Quando a guerra terminou em 1713, Teach ficou sem trabalho e juntou-se à tripulação pirata de Benjamin Hornigold em New Providence, dando início à sua notória carreira.

New Providence era uma colónia proprietária, ou seja, não estava diretamente sob o controlo do rei, o que permitia aos piratas desfrutarem do rum e das mulheres nas suas tabernas à beira-mar, sem se preocuparem com a lei. Tal como outros piratas, seguiam uma rotina migratória. Na primavera, dirigiam-se para norte nas suas manobráveis naus e assediavam os navios mercantes, carregados de cacau, lenha, açúcar e rum ao longo doHornigold e Teach foram vistos em outubro de 1717 ao largo dos cabos de Delaware; no mês seguinte, capturaram um navio perto de São Vicente, nas Caraíbas. Após a batalha, Teach reclamou o navio e mudou-lhe o nome A Vingança da Rainha Ana Tornou-se o navio de bandeira de Teach para a sua infame frota de piratas e tornou-se um sucesso estrondoso, conquistando cerca de 25 prémios.

Em 1718, Teach transferiu a sua operação para Charleston e começou a bloquear o seu porto, aterrorizando e pilhando todos os navios que aí chegavam. Teach deslocou a sua frota pirata para a Carolina do Norte quando soube da possibilidade de perdão e de evitar as garras dos homens de guerra britânicos enviados para acabar com o problema dos piratas na Grã-Bretanha.O governador Alexander Spotswood, que interrogou impiedosamente um dos antigos contramestres de Teach e obteve a informação vital sobre o paradeiro de Teach. O governador enviou o tenente Maynard com vários navios mal armados para capturar Teach, resultando numa batalha que acabaria na sua morte. Muita confusão rodeou os relatos desta última batalha em Ocracoke, mas o próprio relato de Maynard revelaMaynard afirma que o Barba Negra "Na nossa primeira saudação, bebeu a minha condenação e a dos meus homens, a quem chamou cobardes, dizendo que não daria nem aceitaria quartel".

Para aumentar a intriga e o medo, dizia-se que o Barba Negra tecia na barba pavios com pólvora e os acendia quando entrava em combate. A descrição deste aspeto de "demónio do inferno" é parcialmente corroborada por relatos de testemunhas oculares da época e ultrapassa tudo o que Hollywood poderia inventar: "...o nosso Herói, Capitão Teach,Este barba era negra, que ele deixava crescer de um comprimento extravagante... ele tinha o costume de a torcer com fitas, em pequenas caudas... e de as rodar à volta das orelhas: Em tempo de ação, usava uma funda sobre os ombros, com três braceletes de pistolas, penduradas em coldres comoBandaliers; e enfiou fósforos acesos sob o chapéu, que aparecendo em cada lado do rosto, seus olhos naturalmente pareciam ferozes e selvagens, fizeram dele uma figura tal, que a imaginação não pode formar uma idéia de uma fúria, do inferno, para parecer mais assustadora ". Isso combinado com seu navio de bandeira bem armado causaria medo no coração de qualquer homem. No entanto, muitos relatos complicam essa famosa imagem de umpirata sanguinário; segundo um relato, Teach chamou uma delegação dos seus prisioneiros para a sua própria cabina no A Vingança da Rainha Ana Calmamente, explica que foram retirados do navio para que os piratas pudessem realizar um "conselho geral" para decidir o que fazer a seguir.

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Este tipo de comportamento, para além de provocar sentimentos de medo e terror entre as tripulações dos navios que encontrava, era visto como perigoso em todo o Atlântico. "Os piratas não estavam apenas a tomar propriedade", diz Lindley Butler; "eram uma afronta à estrutura social hierárquica e baseada em classes na Grã-Bretanha. Penso que isso os queimou em Inglaterra tanto quanto a tomada de propriedade." Piratas eleitosEste código pirata era escrito em artigos que cada membro da tripulação assinava ao entrar para a companhia. Além disso, alguns navios piratas, talvez incluindo o de Teach, incluíam homens negros como membros da tripulação.Os navios piratas, ao contrário da Marinha Real ou de qualquer outro governo durante o século XVII, funcionavam como democracias. Esta perversão da ordem social rígida e baseada em classes da Grã-Bretanha da época tornava o domínio da pirataria uma ameaça perigosa.

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Apesar de o legado de Barba Negra ter sido consagrado na literatura e nas reproduções cinematográficas da sua lenda como um pirata sanguinário, muitos relatos históricos complicam esta visão. Na realidade, Edward Teach, como Barba Negra, era uma pessoa complicada e profunda.

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.