História dos assaltos a bancos - Informações sobre crimes

John Williams 27-07-2023
John Williams

Quando um repórter curioso lhe perguntou por que razão continuava a assaltar bancos, "Slick Willie" Sutton respondeu de forma sucinta: "porque é aí que está o dinheiro".

O roubo, o ato de entrar num banco aberto e extrair dinheiro pela força ou ameaça de força, é diferente do arrombamento, que consiste em invadir um banco fechado.

O primeiro período notável de assaltos a bancos na história dos Estados Unidos coincide com a expansão do país para oeste. Bandos de foras-da-lei, como o Bando Selvagem de Butch Cassidy e o Bando James-Younger, percorreram o lendário e sem lei Oeste Selvagem, assaltando bancos, assaltando comboios e matando agentes da autoridade.Jesse e Frank James assaltaram a Associação de Poupança do Condado de Clay em Liberty, Missouri, em 13 de fevereiro de 1866. O banco era propriedade de antigos milicianos republicanos e os irmãos James e os seus associados eram ex-Confederados convictos e amargos. O bando fugiu com 60 000 dólares e feriu um transeunte inocente no processo de fuga. Pouco depois, os irmãos James juntaram forças com o fora da lei ColeYounger e alguns outros ex-confederados formaram o James-Younger Gang. Viajaram pelo sul e oeste dos Estados Unidos, optando por assaltar bancos e diligências, muitas vezes diante de grandes multidões. Tornaram-se anti-heróis do Oeste e da antiga Confederação. O Wild Bunch, que operava no início dos anos 1900 e contava com Butch Cassidy, Sundance Kid e BenKilpatrick, foi outro dos emblemáticos bandos de fora da lei do Oeste Selvagem. Embora assaltassem principalmente comboios, o Bando Selvagem foi responsável por vários assaltos a bancos, incluindo um no First Nation Bank em Winnemucca, Nevada, no valor de mais de 32 000 dólares.

À medida que um número crescente de pessoas se instalava e desenvolvia o Oeste, a era do fora da lei que assaltava bancos foi diminuindo, apenas para ser substituída pela era do "Inimigo Público" da década de 1930. O aumento dos assaltos a bancos e do crime organizado durante as décadas de 1920 e 1930 obrigou J. Edgar Hoover a desenvolver um Federal Bureau of Investigation (FBI) reforçado. Apropriou-se do termo "inimigo público" como um golpe publicitário referindo-seHoover passou a duvidosa distinção de ser o "Inimigo Público nº 1" aos fora da lei John Dillinger, Pretty Boy Floyd, Baby Face Nelson e Alvin "Creepy" Karpis, respetivamente, tendo cada um deles sido morto ou preso. Tendo como pano de fundo a Grande Depressão, os assaltos a bancos de cada "inimigo público" eram grandes e glamorosos. QuaseHoje em dia esquecido, Harvey John Bailey, cujos assaltos a bancos entre 1920 e 1933 lhe renderam mais de 1 milhão de dólares, foi chamado "O Decano dos Assaltantes de Bancos Americanos". John Dillinger e o seu bando associado assaltaram dezenas de bancos entre 1933 e 1934 e podem ter acumulado mais de 300.000 dólares. Enquanto Dillinger ocupou um lugar quase semelhante ao de Robin Hood na cultura americana, o seu parceiro, Baby Face Nelson, foi oO sucesso destes "inimigos públicos" foi de curta duração; em 1934, o FBI encurralou e matou Dillinger, Nelson e Floyd.

Veja também: Saint Patrick - Informações sobre a criminalidade

Embora os assaltos a bancos continuassem a ser comuns no início dos anos 1900, com autores como Bonnie & Clyde, a evolução da tecnologia antirroubo tornou muito mais difícil roubar um banco e escapar impune na era moderna. Pacotes de corantes explosivos, câmaras de segurança e alarmes silenciosos contribuíram para a queda dos assaltos a bancos bem sucedidos. Embora o apogeu do ladrão de bancos americano sejaPara além de nós, o crime continua a ser tentado por muitos que procuram dinheiro fácil.

Veja também: Execução - Informações sobre o crime

John Williams

John Williams é um artista experiente, escritor e educador de arte. Ele obteve seu diploma de bacharel em Belas Artes pelo Pratt Institute na cidade de Nova York e, mais tarde, fez seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Yale. Por mais de uma década, ele ensinou arte para alunos de todas as idades em vários ambientes educacionais. Williams exibiu suas obras de arte em galerias nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e bolsas por seu trabalho criativo. Além de suas atividades artísticas, Williams também escreve sobre temas relacionados à arte e ministra workshops sobre história e teoria da arte. Ele é apaixonado por encorajar os outros a se expressarem através da arte e acredita que todos têm capacidade para a criatividade.